Inteligência Emocional: o que é e como desenvolver 

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Você, provavelmente, já ouviu falar em inteligência emocional. 

Afinal, esse é um termo que ganhou popularidade nos últimos anos. Está em título de livros, é tema de cursos e até algumas vagas de trabalho o citam como uma “soft skill” importante.

Nesse último caso, tê-la é considerado um diferencial. 

Mas, o que é exatamente inteligência emocional?

Se acaso você já se perguntou isso, a resposta é mais simples do que parece. 

Esse é um conceito que surgiu nos anos 90, a partir de um estudo feito na Universidade de Yale pelo professor Peter Salovey e o pós-doutorando John D. Mayer. E que se popularizou no final da década, nos idos de 1996, através do livro de Daniel Goleman, “Inteligência emocional: por que ela pode ser mais importante do que o QI”.

Para você não precisar ir atrás das pesquisas ou ler o livro (que não tem tradução), vamos a um breve resumo. Inteligência emocional diz respeito à habilidade de lidar de maneira saudável com as nossas emoções. Quem tem essa competência, então, consegue reconhecer os próprios sentimentos e sabe lidar com elas. 

Pense um pouco: é você quem controla as suas emoções ou elas te dominam?

E, calma, com “controlar”, não estamos falando sobre engolir o choro ou seguir em frente como se nada tivesse acontecido. Pelo contrário. É sobre, no lugar de explodir, se autorregular e encontrar a melhor forma de resolver o que for necessário. 

+ Autoamor: pequenos hábitos diários para inserir autoamor na rotina

A boa notícia é que essa é uma habilidade que pode ser adquirida. Então, por mais explosivo que você seja, é possível mudar e melhorar! 

Como desenvolver inteligência emocional

De acordo com o estudo de Salovey e Mayer, existem quatro pontos básicos: 

  • Percepção das emoções; 
  • Raciocínio por meio das emoções; 
  • Entendimento das emoções;
  • Gerenciamento das emoções;

Em outras palavras, antes de mais nada você precisa conseguir identificar o que está sentindo. Para, em seguida, pensar porque se sente assim e então lidar com isso. 

Na meditação, falamos muito sobre o autoconhecimento e aqui não é muito diferente. Você precisa ter a capacidade de se reconhecer e regular. Uma forma de colocar isso em prática, é repetir sempre essas perguntas:

Por que estou me sentindo assim?
Quando dedicamos um tempo para nós, conseguimos observar como reagimos a certas emoções e como o pensamento impacta nossa vida.

+ Porque aprender a respirar vai melhorar sua qualidade de vida

O que pode ser feito?
É importante sempre ter em mente: nem tudo vai estar bem o tempo todo. E, por isso, o ideal é buscar encarar os problemas de frente e buscar sempre a melhor solução.

O que posso aprender com isso?
É natural que sejamos mais negativos que positivos. Então, busque controlar isso em você e tente encontrar um ponto positivo naquela situação. 

Meditação para cura emocional

Como já citamos, a meditação é uma ferramenta potente na busca por maior controle e inteligência emocional. Neste sentindo, indicamos essa prática para você começar a sua jornada:

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!