Porque aprender a respirar vai melhorar sua qualidade de vida

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Você precisa aprender a respirar. 

Essa é uma afirmação que, possivelmente, causa estranheza. Afinal, inspirar e expirar é um ato involuntário. Desde que nascemos, essa é a única coisa que não deixamos de fazer em momento algum. Mas, acredite ou não, ainda assim é preciso aprender a respirar. 

Ou, melhor dizendo, reaprender. Pois, assim como qualquer outra coisa que fazemos cotidianamente, o respirar acaba entrando no automático. E, por isso, com o passar dos anos, é quase certo: perdemos a capacidade de usar o diafragma na nossa respiração. 

Mas, porque respirar com o diafragma?

Apesar de respirar ser, normalmente, sinônimo de pulmões. A verdade é que o diafragma é um dos principais músculos da respiração. 

É ele quem oxigena os pulmões corretamente. 

Resumidamente, quando ele é deixado de lado a respiração se torna mais rápida e, entre outras coisas, isso acelera os batimentos cardíacos e uma série de outras mudanças acontecem no organismo. Entre as quais estão uma maior tendência a tensões musculares, dores de cabeça e até ansiedade. 

Para saber se você está ou não usando o diafragma ao respirar, repare nos próximos instantes: se os seus ombros e peitos subirem mais que o abdômen ao respirar, significa que é preciso reaprender. 

+ Porque você deveria respirar mais e com mais consciência

Está fazendo errado? Então vamos a forma correta

Basicamente, para respirar corretamente é necessário usar todo o sistema respiratório: pulmão e diafragma. 

Fazer essa mudança, no entanto, pode ser desafiador. 

A melhor maneira de retomar o hábito de usar o diafragma é fazer isso aos poucos e com consciência. Sim, parar algumas vezes por dia e prestar atenção na respiração. Isso pode acontecer a qualquer momento do seu dia ou através de práticas como o yoga e a meditação que, naturalmente, têm exercícios de respiração – os pranayamas.

Veridiana Julião, professora de yoga e meditação, explica que o ideal é respirarmos com todo o corpo, escaneando internamente os canais por onde passa o ar. 

“Partindo do abdômen, ao inalarmos, há uma gentil contração do diafragma para que as costelas se abram e a sensação de expansão aconteça. Posteriormente deve ocorrer uma exalação absoluta e sem resíduos”, explica. Ela continua dizendo que, por isso, a exalação deve ser mais duradoura, para que não haja mais oxigênio e  consequentemente possamos inspirar profundamente, sedentos de nova oxigenação.

Uma dica para facilitar esse aprendizado inicial é exalar completamente pela boca, reproduzindo um som de liberação. Pois, dessa forma, a professora explica, sequencialmente estaremos inalando com mais profundidade.

Os benefícios de aprender a respirar 

Inúmeras pesquisas científicas se debruçam em descobrir o impacto que a respiração tem em nossas vidas. Por isso, também são inúmeros os benefícios já descobertos. 

Quem pratica meditação ou já leu sobre sabe, por exemplo, o efeito na ansiedade. Além disso, já foi citado neste artigo a questão dos batimentos cardíacos. Mas, também são efeitos de respirar corretamente: 

  • Manter a mente focada; 
  • Diminuir o estresse;  
  • Redução na pressão arterial;
  • Queda na insônia;
  • Melhora no controle de dores e doenças crônicas;

De modo algum isso significa que você não precisa de ajuda médica, mas que respirar corretamente pode te ajudar em vários sentidos no seu dia-a-dia. E essa é uma prática que não custa nada, apenas a sua atenção. 

Então, por que não tentar? 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!