3 maneiras de controlar a ansiedade

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

Preocupação excessiva, suor, insônia e irritabilidade são sensações presentes na vida de pessoas que lidam com a ansiedade constantemente.

Esses sintomas atrapalham tanto a vida pessoal e profissional e pode desencadear em transtornos mais sérios. Para descobrir o que causa e o que fazer para controlar a ansiedade, continue lendo!

O que causa a ansiedade

Ansiedade é estar constantemente preocupado e com pensamentos negativos com relação ao futuro. Apesar de ser uma emoção normal e que todos nós vamos experienciar em algum momento da vida, não há uma causa única para que ela aconteça.

É importante conhecer os sintomas da ansiedade para compreender se eles estão sendo persistentes em sua vida. Em caso positivo, ela pode estar relacionada a algum transtorno.

Os transtornos de ansiedade surgem quando o medo e a ansiedade se tornam excessivos e constante, atrapalhando a vida da pessoa. Existem também diversos tipos de transtornos, alguns deles são:

– Transtorno de ansiedade social (fobia social): a pessoa se esquiva de interações e situações pessoais

– Transtorno de pânico: a pessoa experiencia ataques de pânico com frequência e fica apreensivo com a possibilidade de novos ataques.

– Transtorno de ansiedade induzido por medicamento/substância: acontece devido à intoxicação ou a abstinência de determinada substância ou medicação.

Para identificar se você pode estar enfrentando algum tipo de transtorno de ansiedade é necessário realizar uma avaliação médica. Apenas um profissional capacitado pode identificar e apresentar o melhor tratamento.

Como controlar a ansiedade

Mesmo sendo uma reação comum, muitos não gostam de se sentir ansioso e procuram maneiras de conseguir controlar a ansiedade. Pensando nisso, separamos 3 dicas que vão ajudar você a controlar esses momentos.

1 – Identificar a causa

Em um momento de calma, quando não estiver ansioso, questione-se porque você ficou ansioso. Tente realizar uma auto-observação para compreender se existe algo que pode estar sendo o motivo da sua ansiedade.

A terapia é uma excelente ferramenta para investigar a fundo a causa da ansiedade em seus dias, mas se você não se sente confortável pode experimentar praticar a meditação de Auto Investigação.

Sempre que possível pratique esta meditação pois, além de ajudar a investigar a causa da ansiedade ela também vai ajudar você a se conhecer melhor. A compreender os seus sentimentos e as suas emoções, guiando você para o autoconhecimento.

AUTO INVESTIGAÇÃO [PRATICAR AGORA]

tela da meditação guiada para controlar a ansiedade Auto Investigação do Zen app

2 – Ter pensamentos positivos

Quando a ansiedade surge automaticamente os pensamentos ficam negativos. Como é uma preocupação com algo que ainda não aconteceu, normalmente imaginamos que pode acontecer tragédias.

Mesmo fora de um momento de ansiedade, esses pensamentos podem rondar a nossa mente e nos impossibilitar de nutrir pensamentos bons. Uma forma de conseguir ter mais pensamentos positivos no seu dia a dia é praticando Afirmações para Autoconfiança.

Isso mesmo, assim que acordar ouça e pratique algumas afirmações, elas vão elevar a sua autoestima e trazer mais confiança para o seu dia.

tela da meditação guiada para controlar a ansiedade Afirmações para autoconfiança do Zen app

3 – Tornar a meditação um hábito

Já comentamos algumas vezes como a meditação pode ser benéfica para aliviar o estresse, dormir melhor e reduzir a preocupação excessiva, mas ela também é essencial para que a gente tenha uma vida livre de ansiedade.

Permita-se fazer da meditação matinal um hábito, incluindo a meditação guiada Para Todos os Dias na sua rotina e veja como os seus dias irão melhorar e você finalmente irá conseguir controlar a ansiedade.

tela da meditação guiada Para todos os dias do Zen app 

Aproveite para baixar o Zen e descobrir diversas ferramentas que irão ajudar você a ter uma vida mais leve, tranquila e feliz. Disponível para iPhone e Android.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!