Conheça os benefícios dos mantras na sua rotina

Por Zen App

Tempo de leitura: 5 minutos

A maioria das pessoas baseia sua felicidade ou realização pessoal em algum acontecimento externo, como ganhar na loteria, conseguir um emprego melhor ou encontrar um par amoroso. Mas o que você pensaria se soubesse que já tem, dentro de si mesmo, todas as ferramentas de que precisa para uma vida plena?

Por meio de diversos instrumentos da mente, é possível acalmar a ansiedade, mudar comportamentos indesejados e até revolucionar a própria vida de forma simples. Quer saber como?

Neste post, você vai conhecer os benefícios dos mantras e entender como essa prática pode transformar sua rotina!

O que são mantras?

Muita gente tem dificuldade em compreender o que a palavra “mantra” significa, pois desconhece a sua origem. A verdade é que ela está nos livros Vedas, que podem ser encarados como a “bíblia do hinduísmo”. No entanto, a prática não é exclusivamente religiosa e pode ser feita por qualquer pessoa.

Em sânscrito, “mantra” significa “instrumento para o pensamento”. Em outras palavras, um mantra é uma ferramenta da mente que se materializa pela voz ou canto, de forma que você pode usá-la para mudar o próprio estado mental.

A maioria dos mantras são recitados em uma língua bem diferente da nossa, mas não se preocupe. Não é preciso conhecer o sânscrito ou saber o significado de cada palavra pronunciada para desfrutar dos benefícios dos mantras.

O que é mais importante durante a proclamação é o som das palavras murmuradas. Pode parecer incrível, mas a vibração produzida pelos mantras é capaz de criar reações neurolinguísticas que induzem a mente a encontrar um sentimento de calma e serenidade.

O que os mantras têm a ver com a yoga?

Na prática da yoga, os “asanas” são definidos como posturas do corpo. Os mantras, por sua vez, são conhecidos como as posturas da mente.

Durante a prática, esses mantras podem ser utilizados para definir a intenção da aula e auxiliar o praticante a manter uma conexão com o estado que deseja cultivar durante a execução das posturas. Eles também são importantes para harmonizar o corpo e manter a mente menos agitada.

Muitos professores gostam de iniciar as aulas com um dos mantras mais conhecidos de todos: o “OM”. Esse simples som, quando repetido várias vezes, atua como uma âncora protetora, que mantém o iogue voltado para o momento presente.

Além disso, os cantos que incluem o “OM” representam uma chave de mudança de atitude. Isso desperta um estado de reverência e reconhecimento da prática da ioga como uma bênção, um momento dedicado ao desenvolvimento do próprio equilíbrio emocional e físico.

O que os mantras têm a ver com a meditação?

Muitas pessoas meditam ouvindo mantras, já que eles servem como um guia para que a mente se concentre. Isso porque o ritmo e a fluidez do som criam um canal de circulação de energia, de forma que, se o praticante acaba se distraindo, o poder do mantra o traz de volta à meditação.

Além disso, quando falados ou cantados, os mantras direcionam o poder de cura do prana (energia vital), que, nas práticas védicas tradicionais, é usado para energizar e acessar estados espirituais de consciência.

Existem algumas formas de praticar o mantra: murmurando-o em voz alta ou por meio do canto. Os iniciantes mais tímidos podem começar repetindo as palavras mentalmente, para depois aplicá-las na voz.

Existem diversos mantras para finalidades específicas. As opções são inúmeras:

  • Om Mani Padme Hum: protege o corpo, evitando a queda de energia e estimulando a compaixão. É um dos mantras mais famosos do budismo.

  • Jai Ambe: é um poderoso mantra para mulheres, já que ajuda a praticante a se conectar com a força do Sagrado Feminino;

  • Moola Mantra: alívio do medo, pânico e ansiedade;

  • Amma Taye: para ser praticado na hora de dormir, proporciona um sono profundo e reparador, com o intuito de revigorar o corpo e dissolver o estresse;

  • Om Shanti Om: é o mantra da paz. Induz a um estado de relaxamento elevado quando repetido muitas vezes;

  • Rama Dasa: é bastante eficaz para lidar com problemas de saúde (sejam mentais, espirituais ou físicos) e se conectar com a energia curativa do universo.

    Todos os acima estão disponíveis no aplicativo Zen. Você pode baixar o Zen para iPhone e Android AQUI ou na imagem abaixo: 

Mantras | Zen App

Quais são os benefícios dos mantras?

Os mantras têm a capacidade de mudar a mente, fortalecer o corpo e reprimir aflições subconscientes. Contudo, devem ser praticados regularmente, por vários meses, para que os efeitos desejados se realizem. Os principais deles são:

Aumento da imunidade

Os mantras podem fortalecer seu sistema imunológico. Pelo menos é isso que afirma uma pesquisa publicada em 2017 pelo BioMed Central. Isso acontece devido à transformação que essa prática exerce sobre o hipotálamo, uma das conexões mais importantes entre a mente e o corpo.

Quando o sistema nervoso está sobrecarregado, os mantras (aliados à respiração) podem reparar os danos. Os efeitos positivos sobre o sistema nervoso parassimpático (aquela parte que nos encarrega de informar que tudo está bem) são multiplicados, liberando endorfina, que regulariza a pressão arterial e os batimentos cardíacos, além de bloquear hormônios associados ao estresse.

Desenvolvimento da compaixão

Enquanto os primeiros estágios da meditação relaxam a mente, os benefícios dos mantras procuram integrar essa calma com o despertar de uma experiência espiritual. Isso acontece porque eles promovem uma espécie de “limpeza energética”.

Assim como uma alimentação pouco saudável pode obstruir veias e artérias, as emoções pesadas (como raiva, inveja, medo ou rancor) também bloqueiam os canais de energia presentes no corpo. Os ultrassons presentes nos mantras são capazes de desobstruir esses campos, abrindo espaço para sentimentos mais positivos, como compaixão, amor e fraternidade.

Alívio do estresse, ansiedade e depressão

Ao combinar o som, ritmo e respiração, os mantras canalizam fluxos de energia. O que você não sabe é que esse alinhamento ajusta a composição química de nossa mente e corpo, equilibrando os hemisférios cerebrais.

Isso contribui para a redução natural de desordens psicológicas, como estresse, insônia, depressão e ansiedade. Por meio da regularização do sistema endócrino, o canto dos mantras normaliza a produção hormonal, que melhora o humor e a sensação geral de bem-estar.

Por fim, um dos maiores benefícios dos mantras está na sua acessibilidade e facilidade. Você não precisa de muito para começar a praticar. No aplicativo Zen, por exemplo, já é possível encontrar um pacote atualizado com frequência, com mantras de diversos tipos.

Acessando o aplicativo, você pode procurar por mantras que tragam energia positiva para sua rotina, melhorem sua saúde, encham o seu dia de amor e muito mais. Aproveite e faça o teste gratuito do Zen App, que, além de mantras, também disponibiliza novas meditações guiadas semanalmente.

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!