4 fatores do dia a dia que geram insônia. Evite!

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Se você tem dificuldade para dormir e sente que se levanta mais cansada do que quando se deitou, então você está entre os 10% da população adulta que sofrem de fatores que geram insônia. Antes de procurar remédios e tratamentos caros, vale a pena conhecer os fatores que geram o problema e tentar controlar esse mal mudando alguns hábitos em sua rotina.

A origem da insônia pode ser diferente para cada pessoa, mas é certo que alguns costumes diários pioram a condição e prejudicam a qualidade do sono de todos, mesmo de quem não é diagnosticado com o problema.

Por isso, se você quer dormir melhor e acordar se sentindo renovado, confira a seguir os fatores do seu dia a dia que geram insônia e que você pode mudar.

1. Estresse

A preocupação constante com responsabilidades do trabalho, cuidados com a casa e com a família, deixam a mente sempre em estado de alerta. Por isso, fica mais difícil acalmar os pensamentos ao final de cada dia para então cair no sono. 

Para driblar esse problema, você pode começar o dia meditando e, assim, encarar a rotina por uma perspectiva mais leve e centrada. E, para fechar o ciclo de cada dia, você pode fazer meditações guiadas antes de dormir. 

Ao estabelecer hábitos como esses, é possível treinar o cérebro para identificar a hora de dormir e a hora de despertar. Dessa forma, o relógio biológico se acostuma a seguir uma rotina e trabalha a seu favor, fugindo de vez da insônia.

2. Alimentação

Não tem escapatória, tudo que entra no organismo ou fará bem, ou fará mal. Por isso, é melhor evitar o consumo de cafeína, cigarro, álcool e drogas estimulantes. Se for difícil ficar sem aquele cafezinho de todo dia, procure limitar o consumo para as primeiras horas da manhã.

3. Hábitos

Alguns hábitos atrapalham o sono, como praticar exercícios físicos logo antes de dormir, usar celulares e outros eletrônicos na cama e utilizar o quarto para outras funções. Por outro lado, existem hábitos que podem melhorar a qualidade do sono. Por exemplo: deitar e levantar sempre nos mesmos horários, beber um chá quente, tomar um banho morno e ler algum livro antes de se deitar. 

4. Informação

Além de manter o ambiente limpo e organizado para relaxar e ter um sono de qualidade, é preciso controlar o excesso de informações recebida poucas horas antes de dormir. Acompanhar notícias tristes e assistir filmes de terror são fatores que podem provocar inquietação e pesadelos.

Manter conversas em redes sociais e assistir vídeos cheios de informações são atitudes que podem deixar a mente agitada e atrapalhar o sono. Nesse momento, utilize a tecnologia como aliada e aproveite o seu celular para meditar e se desligar das preocupações da rotina.

Essas dicas foram úteis para você? Então compartilhe nas redes sociais e ajude amigos e parentes que também precisam evitar os fatores que geram insônia! E se você quer começar a meditar para melhorar a qualidade do seu sono, então baixe o nosso aplicativo e comece hoje mesmo a cuidar da sua saúde mental.

1 comentário
priscila honnda
25/04/2018 às 16:28

Acabei que parei de ter insônia depois que parei com o chá verde de noite, agora tomo depois do almoço e vi diferença , adorei o artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!