Descubra os benefícios da yoga no seu dia a dia

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

Yoga é uma prática milenar com origem na Índia que tem como base asanas (posições), pranayamas (respirações) e meditação para equilibrar o corpo e a mente. Se você quer saber mais sobre os benefícios da yoga, confira o post de hoje e veja como essa prática pode trazer mudanças incríveis em sua rotina.

A palavra yoga vem do sânscrito e significa unir, conectar. Por isso, ela permite que o praticante expanda suas percepções sobre si mesmo e o mundo, integrando-o a uma nova realidade. E essa nova realidade é repleta de benefícios físicos e emocionais, o que ajuda a reequilibrar as percepções e a rotina do yoguini. Para saber ainda mais sobre as vantagens da prática, continue acompanhando.

Melhora a flexibilidade e o equilíbrio

Como você já sabe, a yoga tem como base posturas que possuem funções bem específicas. Essas posições devem permitir que o praticante esteja firme, mas ao mesmo tempo, confortável. Isso porque uma das premissas da yoga é respeitar o próprio corpo e saber até onde ele pode ir sem dor ou sofrimento.

Alguns asanas foram criados para melhorar a flexibilidade e o equilíbrio do corpo. A posição halasana, por exemplo, alonga a região lombar e o pescoço, trabalhando a flexibilidade da coluna e o equilíbrio.

Outras posições interessantes para quem deseja ter mais flexibilidade, força e equilíbrio são a uttasana e a utthita parsvakonasana, que trabalham costas, pernas, braços e controle da respiração.

Corrige a postura

Praticar yoga também ajuda bastante na melhora da postura corporal, especialmente para quem passa várias horas do dia sentado na frente do computador.

Ter uma postura correta significa deixar o corpo alinhado e ter consciência de seu espaço. Alguns asanas podem ajudar neste desafio, como tadasana (ótima para aprender a forma certa de ficar em pé), shishuasana (que ajuda a relaxar os ombros e as costas) e utkatasana (flexibilidade lombar e fortalece os joelhos).

Auxilia na digestão

Os benefícios da yoga chegam também ao sistema digestivo. Existem posições excelentes para estimular o funcionamento do estômago e do intestino. Uma delas é a parsvottanasana, um alongamento lateral que estimula a circulação sanguínea para a região abdominal, atenuando flatulência e refluxo gástrico.

Para quem tem problemas de constipação ou hiperacidez, a posição mais recomendada é a vajrasana, também conhecida como “pose zen”. Ela permite que o corpo repouse sobre as coxas, reduzindo o fluxo sanguíneo nessa região. Isso ajuda a expandir o fornecimento de sangue para o estômago e estimula as funções digestivas.

Ajuda o sistema cardiorrespiratório

Você sabia que praticar yoga é uma ótima forma de cuidar do coração? Se executados  corretamente, alguns asanas estimulam o sistema circulatório, fortalecendo o coração e promovendo mais qualidade de vida.

O trikonasana, por exemplo, é uma postura de pouco movimento que trabalha grandes grupos musculares, melhora o sistema circulatório e corrige dificuldades respiratórias. Outra posição interessante para o sistema cardiorrespiratório é a tuladandasana, que estimula diretamente as artérias e fortalece os músculos do coração.

Diminui estresse e ansiedade

Uma das principais vantagens da yoga é oferecer benefícios não apenas físicos, mas também psicológicos.

Se você precisa diminuir o estresse e o nervosismo, uma ótima posição é a chamada “ponte”. Ela reduz ansiedade, fadiga, inquietação e até dores de cabeça.

O savasana é outra poderosa posição para diminuir a maioria dos males emocionais que atingem quem possui uma rotina estressante. Combinando-o com respirações profundas, o corpo e a mente relaxam por completo, o que ajuda a amenizar sintomas de depressão e ansiedade.

Como você pôde perceber, existem diversos benefícios da yoga para o praticante. Entretanto, se você tem algum problema de saúde, como dores nas costas ou tendinite, consulte seu médico para entender suas limitações e evitar posições que oferecem riscos para sua condição. Além disso, jamais realize os asanas avançados sem a supervisão de um professor de yoga. Lembre-se: o objetivo da yoga é equilibrar o corpo, e não causar dores ou lesões.

Gostou deste conteúdo? Que tal compartilhá-lo em suas redes sociais? Assim, mais pessoas poderão conhecer os benefícios da yoga!

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!