5 dicas para ter um pensamento positivo

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

O “poder do pensamento positivo” é um conceito popular, e até pode parecer um pouco clichê. Entretanto, os benefícios físicos e mentais dessa forma de pensamento foram demonstrados em vários estudos

Ter uma mentalidade positiva pode lhe dar mais autoconfiança, melhorar seu humor e até reduzir a probabilidade de desenvolver hipertensão, depressão e outros transtornos e distúrbios relacionados ao estresse.

Tudo isso parece ótimo, mas o que exatamente significa?

É possível defini-lo como uma imagem positiva, uma conversa interna positiva ou um otimismo geral, mas todos esses conceitos ainda são gerais e ambíguos. Se você quer realmente ser mais positiva, precisará de exemplos concretos para ajudá-la no processo.

Pensando nisso, selecionamos 5 dicas que vão ajudar você a alcançar um pensamento positivo. 

5 dicas para ter um pensamento positivo 

1 – Comece o dia com afirmações positivas

Como você começa a manhã define o tom para o resto do dia. Você já acordou tarde, entrou em pânico, e depois sentiu que nada de bom aconteceu no resto do dia? Isto é provável porque você começou o dia com uma emoção negativa e uma visão pessimista que se espalhou em todos os outros compromissos do seu dia. 

Ao invés de deixar isso dominar você, comece seu dia praticando algumas afirmações positivas. Fale consigo mesmo no espelho afirmações como  “Hoje será um bom dia” ou “Eu vou ser incrível hoje”. Acredite, você ficará surpreso com o quanto seu dia ficará mais leve. 

2 – Concentre-se nas coisas boas, por menores que sejam

Quase que inevitavelmente você encontrará obstáculos ao longo do dia – não existe um dia 100% perfeito. 

Quando se deparar com tal desafio, concentre-se nas coisas boas, não importando quão leves ou desimportantes elas possam parecer.

Por exemplo, se você ficar preso no trânsito, pense em como agora você tem tempo para ouvir o resto do seu podcast favorito. Essa pequena atitude vai ajudar você a alcançar um pensamento positivo naturalmente.  

3 – Transforme os erros em lições

É fato, você cometerá erros e experimentará falhas em vários contextos, em várias tarefas e com várias pessoas. Em vez de se concentrar em como você falhou, pense no que você vai fazer da próxima vez – transforme a sua falha ou seu erro em uma lição. 

Pode ser desafiador no começo, mas com o passar do tempo você vai conseguir ter um olhar diferente sobre os seus erros e falhas, e irá conseguir transformá-los em algo enriquecedor na sua jornada. 

4 – Tenha uma conversa interna positiva.

Já reparou que em algumas situações, falamos e pensamos sobre nós mesmos de forma negativa?

Esses pensamentos se transformam em sentimentos internalizados e podem engessar as concepções que temos de nós mesmos. O que irá atingir negativamente a autoestima, por exemplo. 

Quando se pegar fazendo isso, pare e substitua essas mensagens negativas por positivas. 

Por exemplo, “eu sou tão ruim nisso” pode se tornar “uma vez que eu tenha mais prática, eu serei muito melhor nisso.” 

5 – Concentre-se no presente.

A maioria das fontes de negatividade provém de uma lembrança de um acontecimento recente ou da imaginação exagerada de um evento futuro potencial. Fique no momento presente, no aqui e agora.

Sempre que sentir que seus pensamentos ou as situações ao seu redor está conduzindo você a uma preocupação excessiva, por exemplo, respire profundamente e volte a sua atenção para o momento presente.

Cultive durante o seu dia momentos de presença, que te ajudem a relaxar e aliviar os pensamentos negativos. Uma sugestão, é praticar uma meditação com foco em desenvolver a sua atenção no agora, como é o caso da meditação guiada “Atenção no agora”, disponível no Zen app.

tela da meditação guiada "Atenção no Agora" do Zen app

Qualquer pessoa, em qualquer situação, pode aplicar essas dicas às suas próprias vidas e aumentar sua atitude positiva.

Como você pode imaginar, o pensamento positivo oferece retornos importantes para o nosso bem-estar, então, quanto mais você praticar, mais benefícios você perceberá em sua vida. 

Aproveite para baixar o Zen e descobrir outros conteúdos que podem te ajudar no seu processo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal! Disponível para Android e iPhone.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!