Nem chegou o final do dia e você está sentindo dores na lombar?
Pois é, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) esse incômodo faz parte da rotina de 7 entre 10 adultos. Isso porque, em resumo, a lombar é responsável por conectar o tórax, cintura e pernas. Em outras palavras, a maioria dos movimentos que a gente faz no decorrer do dia passam pela lombar.
Ficou sentado ou de pé por muitas horas? A lombar sente.
Pegou peso? A lombar sofre.
Agachou de mau jeito? A lombar dói.
Andou muito? Acho que já deu para entender, né?
Ao mesmo tempo que essa região nos incomoda tanto, desde 2017 o conselho de uma das associações de médicos mais importante dos Estados Unidos, o Colégio Americano de Médicos, (ACP, na sigla em inglês), é que remédios sejam evitados para tratá-lo. Isso porque esse problema causa consumo em excesso de opióides.
Antes de mais nada, o ideal é entender a motivação da sua dor. Se acaso for algo ligado a má postura ou sobrecarga por muitas horas de pé ou sentado, por exemplo, a prática do yoga é uma ótima opção.
Yoga para acabar com dores na lombar
De acordo com uma série de estudos, a prática regular de yoga traz benefícios tanto para quem tem dores na lombar e nas costas quanto para pacientes com quadros de dores crônicas (clique aqui para saber mais).
A equipe de professores do Zen Wellness explica que, para sentir o efeito, é necessário ter constância. Mas, para te ajudar a começar indicam três asanas simples que vão acabar com dores na lombar:
Como o yoga funciona no seu corpo
Ficou interessado e quer saber mais sobre como o yoga ajuda dores na lombar e tantas outras coisas? Em resumo isso acontece porque, ao construir um asana e trabalhar um pranayama, você age diretamente em doze sistemas corporais diferentes.
Nós explicamos isso detalhadamente aqui. Clique e confira!
E, se quiser começar a praticar yoga, aproveite 7 dias de teste gratuito do Zen Wellness!