Yoga asanas inspirados em animais: conheça 5 e seus benefícios

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Se acaso você já fez aula de yoga em algum estúdio ou assistiu algum vídeo no Youtube, provavelmente percebeu: animais são bastante citados durante as práticas. 

Isso acontece porque muitos asanas são inspiradas em posturas da natureza.

Mas, calma, você sabe o que são yoga asanas? 

Essa é uma das expressões típicas do yoga e, em resumo, se refere às posturas que são construídas durante a aula. Segundo estudos, a existência de tantas posturas com nomes de animais tem uma explicação bem simples: a origem do yoga. 

Os Yogis, que criaram a filosofia, conviviam pacificamente com a natureza. E, por isso, percebiam que os animais viviam exatamente como eles gostariam de conseguir viver: bem com seus corpos e tomando apenas o necessário do ambiente para viver.

Com base nessa percepção, começou a busca por posturas que estimulassem o corpo humano a encontrar esse mesmo equilíbrio. Nós vamos falar sobre cinco delas, mas a lista é bem maior do que isso.  

Yoga asanas inspirados em animais 

1. Postura do Gato

Esse é um asana simples de construir, mas que é super importante e aparece em grande parte das práticas de yoga. A postura trabalha a mobilidade da coluna e, por isso, ajuda a amenizar dores nas costas e na lombar.

2. Cachorro olhando para baixo

Outro clássico das aulas, o cachorro olhando para baixo é um asana ótimo para melhorar o alongamento. Além disso, a prática faz a circulação sanguínea aumentar em todo o corpo, alivia a tensão na cabeça e pescoço e ajuda no combate à insônia. 

3. Postura do Pombo

Essa é uma postura que trabalha bastante os flexores do quadril e a região lombar. Por isso, alivia a tensão. Também melhora a digestão e apresenta uma diminuição no estresse. 

4. Postura do Corvo

Essa é uma postura mais desafiadora, por isso, pode ser que você precise de um tempo para construí-la (aqui tem o passo-a-passo). Em resumo, ela melhora o foco e ajuda a preparar a mente para a meditação mindfulness e estimula vários chakras. 

5. Pássaro do sol

Esse é um yoga asana que nos convida a melhorar o equilíbrio entre determinação e leveza. 

Como o yoga age no seu corpo

Ficou curioso para entender como os benefícios de cada yoga asana são possíveis? A ciência já comprovou que o yoga age diretamente em 12 sistemas corporais diferentes e, por isso, a prática ajuda desde a nossa mente até o funcionamento de órgãos. Aqui nesse post nós explicamos detalhadamente. Clique para conferir. E, se quiser praticar yoga, aproveite 7 dias grátis no Zen Wellness.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!