Para que serve o yoga: 3 benefícios comprovados pela ciência

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Você sabe para que serve o yoga? 

Não precisa ter vergonha de dizer que não sabe ou não tem certeza. Para muitas pessoas, essa é uma questão meio nebulosa mesmo. Eu, por exemplo, passei muito tempo imaginando que fosse uma atividade parada, relacionada ao alongamento e destinada a pessoas calmas. E essa crença me impediu de começar a prática, pois:

  • Meu alongamento é terrível
  • Eu não sou uma pessoa muito calma
  • Por conta das horas sentada, precisava de uma algo que me levasse a movimentar o corpo

Foram anos buscando uma atividade física até descobrir:  

É exatamente para isso que serve o yoga

Em resumo, o yoga é uma atividade milenar que proporciona benefícios tanto para a saúde física quanto mental. Então aqui acaba o primeiro mito no qual eu acreditei por anos: você não precisa ser calmo para fazer yoga. Aliás, é exatamente o oposto, a prática regular te leva a ser uma pessoa menos estressada. 

Já a questão do alongamento, quem explica é Veridiana Julião, professora no Zen Wellness – plataforma com aulas de yoga online. 

“O alongamento não é necessário, a prática por si só já vai te alongando e criando espaços no corpo do praticante. Com o tempo, há o aumento da mobilidade nas articulações, força muscular, resistência e flexibilidade”.

Ela explica ainda que as posturas têm adaptações para quem não consegue alcançar a construção original. 

Três benefícios do yoga comprovamos pela ciência

Além da professora, a ciência também comprova que a prática regular do yoga influencia em várias questões. Nas últimas décadas, pesquisadores ao redor do mundo têm estudado para descobrir todos os benefícios do yoga em diferentes frentes e em pessoas de todas as idades. 

Só para ilustrar e você entender melhor para que serve o yoga, nós separamos três dessas pesquisas. 

1. Menos chances de desenvolver problemas cardíacos 

O Instituto Cochrane estudou 11 pesquisas, com cerca de 800 voluntários de diferentes países, para entender o impacto do yoga no nosso sistema cardiovascular. E, em resumo, foi possível perceber que a prática ajuda a baixar a pressão arterial e também os níveis de triglicérides. 

Além disso, outros estudos sugerem que a modalidade protege o coração por diminuir o estresse. 

2. Mais qualidade de vida para pacientes de câncer de mama

Segundo uma análise publicada em 2014, no ‘Journal of Clinical Oncology’, mulheres que estavam fazendo radioterapia para tratar  câncer de mama tiveram uma melhora na qualidade de vida ao inserir o yoga em suas rotinas. 

Além disso, os pesquisadores também notaram redução na fadiga e nos sinais de depressão.

3. Melhora na memória 

De acordo com um estudo feito na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a prática regular de yoga melhora em até 20% nossa memória de longo prazo. 

Já uma pesquisa publicada no Journal of Physical Activity and Health mostrou que após uma aula de Hatha Yoga, de pelo menos 20 minutos, existe uma melhora significativa de velocidade e precisão em testes de memória dos alunos. 

A médio prazo, a mesma pesquisa concluiu que há melhora também no foco e na capacidade necessária para manter novas informações. 

Quer conhecer melhor a modalidade e ter certeza se é para você? Clique aqui e teste o Zen Wellness gratuitamente por sete dias 🙂 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!