Técnicas de respiração: o que é respiração consciente e como praticar!

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabia que existem diferentes formas de respirar, e que as técnicas de respiração também são consideradas maneiras de meditar?

A respiração é uma das funções fisiológicas do organismo, ela é responsável por realizar a oxigenação das células e de eliminar o gás carbônico. Independente da forma como você respira, seja pela boca, nariz ou até mesmo realizando alguma respiração diafragmática, todas elas irão cumprir a função fisiológica.

Saiba mais sobre a respiração consciente e aprenda técnicas de respiração que podem melhorar o seu bem-estar. Continue lendo!

Respiração consciente

A respiração além de sua função fisiológica, é responsável por fazer a integração entre corpo e mente.

Quando estamos ansiosos, lembrar de respirar calmamente nos ajuda a aliviar a ansiedade. Se queremos relaxar, respiramos profundamente algumas vezes. E nos momentos de tensão, medo e estresse, é comum que algumas pessoas parem de respirar por alguns segundos. Você já percebeu essa relação?

O convido a pausar por alguns instantes, fechar os olhos e se concentrar em sua respiração neste momento. Concentre-se em sua inspiração e expiração e pratique a auto-observação. Notou algo diferente? Isso é um exercício simples de respiração consciente.

Aprender técnicas de respiração além de melhorar o seu bem-estar, também vai facilitar na sua jornada de meditação. Uma vez que a respiração consciente faz parte de uma das bases da técnica de Mindfulness (atenção plena).

Benefícios da respiração consciente

Como respirar é um ato inconsciente e involuntário, muitos não costumam prestar atenção na respiração. Porém, técnicas de respiração consciente trazem inúmeros benefícios, como:

– Redução do estresse;
– Relaxamento mental e corporal;
– Desenvolvimento da concentração e do foco;
– Diminuição da pressão arterial;
– Alívio da ansiedade;
– Aumento da sensação de paz e equilíbrio;
– Melhora na qualidade do sono.

Saber como controlar e dar mais atenção a sua respiração irá melhorar a sua qualidade de vida e bem-estar.

Técnicas de respiração

Se você quer melhorar o seu bem-estar e também aprender a meditar, comece praticando algumas das técnicas de respiração que vamos ensinar neste post. Aproveite!

A meditação é uma prática com inúmeros benefícios e tem sido praticada por cada vez mais pessoas. Seja em espaços dedicados a técnica, em encontros ou até mesmo com aplicativo de meditação, aprender está ao alcance de todos.

Porém, ainda existem mitos sobre a meditação e também um certo julgamento sobre a prática. Muitos resumem a meditação como ato de se sentar em posição de lótus, fechar os olhos e fazer algum gesto com a mão. Mas a meditação não se resume a isso.

Meditar é entrar em contato com a essência do seu verdadeiro eu, e voltar a se conectar com o momento presente. Infelizmente a vida agitada que levamos nos distancia cada vez mais da nossa paz interior.

Confira abaixo 2 técnicas de respiração para você experimentar!

1 – Adhama Pranayama

A partir da respiração o nosso corpo desencadeia uma série de reações que podem influenciar também as nossas emoções.

Com a meditação guiada Adhama Pranayama você irá aprender a administrar melhor a sua respiração, tornando-a mais lenta. Além disso, você irá priorizar a respiração abdominal, que irá possibilitar ajuda-lo a conseguir ter maior controle e compreensão de seu corpo emocional.

ADHAMA PRANAYAMA [OUÇA AGORA]

tela de uma das técnicas de meditação do Zen app, a Adhama Pranayama

2 – Samavritti Pranayama

Essa é uma das técnicas que gosto de indicar para as pessoas que estão querendo aprender a meditar. A Samavritti Pranayama também é conhecida como “respiração quadrada” ou “respiração igual”.

É uma técnica excelente para as pessoas que querem relaxar e reduzir o estresse. Você irá inspirar para uma contagem até quatro, então irá exalar o ar também para uma contagem até quatro. Formando mentalmente um quadrado.

No começo pode parecer confuso, por isso, experimente praticar com o auxílio de uma meditação. No Zen app você encontra uma meditação guiada com o nome dessa técnica. Ela irá facilitar e muito a sua prática!

SAMAVRITTI PRANAYAMA [OUVIR AGORA]

tela de uma das técnicas de meditação do Zen app, a Samavritti Pranayama

Espero que depois de praticar essas técnicas de respiração você se sinta confortável em descobrir outras formas de meditar. Aprofundando os seus conhecimentos sobre o que é meditar e descobrindo a sua técnica ideal.

Comece a sua transformação com o Zen! 

Inicie a jornada de autoconhecimento e melhore o seu desenvolvimento pessoal e equilíbrio emocional através da prática da meditação, comece agora mesmo com o Zen.

Descubra novas meditações guiadas, trilhas relaxantes, frequências binaurais, ASMR e até um pacote exclusivo para a prática de Ho’oponopono!

Você merece ter uma vida mais feliz, saudável e equilibrada e nós podemos te ajudar a conquistar tudo isso. Baixe grátis o Zen!

Disponível para iOS e Android.

Comentários fechados.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!