Durma mais: como seu sono impacta seu dia e trabalho

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

É enquanto dormimos que o nosso organismo trabalha para deixar “a casa em ordem”. Desde repor as energias gastas durante o dia até a renovação dos tecidos, uma série de funções importantes acontecem durante as horas de sono. 

Em outras palavras, dormir é sinônimo de saúde. 

Apesar disso, quantas vezes você diminuiu suas horas dormidas para dar conta de algum afazer que acredita ser mais importante ou urgente? Tem até frase motivacional que instrui a treinar enquanto eles dormem. Neste sentido, uma pesquisa feita pelo Serviço Social da Indústria (SESI), em 2021, levantou que 37,8% dos trabalhadores brasileiros dormem em média de 4 e 6 horas por noite. O que corresponde a praticamente metade do tempo recomendado para adultos, que devem dormir de 8 a 9 horas por noite. 

Então, hoje temos uma orientação para te dar: mude seu lema para durma enquanto eles dormem

Pois seu sono impacta seu dia e trabalho

Dormir mais vai melhorar vários aspectos da sua vida. Inclusive a produtividade. 

Isso porque quando não dormimos, nossas funções cognitivas são afetadas o que resulta na perda da capacidade de focar numa tarefa, redução da atenção e até a tomada de decisões é prejudicada. Além disso, é comprovado que quando dormir pouco é um hábito aumentam as chances de:

  • Diabetes
  • Doenças cardiovasculares 
  • Alterações imunológicas 
  • Depressão e ansiedade

+ Yoga para dormir: asanas que te ajudam a relaxar

Para que você entenda melhor esses efeitos, vamos citar um estudo da Universidade de Chicago. Resumidamente, os pesquisadores acompanharam jovens (18 e 27 anos) que passaram a dormir entre 4 e 6 horas por noite (o mesmo tempo que muitos trabalhadores brasileiros dormem) e observaram as mudanças que aconteceram em seus organismos.  

Ao fim de seis dias, os níveis de insulina aumentaram o suficiente para se igualarem ao de diabéticos E, além disso, o funcionamento dos organismos estava desregulado e semelhante ao de idosos. 

Em outras palavras, a negligência com o sono pode afetar a saúde em diversas esferas e até diminuir a expectativa de vida. 

Mas, como dormir mais e melhor?

Talvez você até saiba que deveria dormir mais, mas simplesmente não consegue. 

A verdade é que para ter um sono saudável, é necessário mudar hábitos ao longo do dia inteiro e não apenas na hora de deitar. Essa prática é conhecida como higiene do sono e pode ter vários passos. Mas com o básico já é possível sentir resultados. Se acaso você tem dificuldade de dormir, tente: 

Tomar um pouco de sol diariamente
Isso ajudará o seu relógio biológico a funcionar corretamente.

Movimentar seu corpo
Pois assim ele produzirá hormônios importantes para o seu relaxamento. 

Tomar cuidado com a cafeína 
Um cafezinho é sempre bem-vindo, mas o consumo ao anoitecer pode atrapalhar o seu sono. 

Quando deitar, não fique monitorando a quanto tempo você está tentando dormir sem sucesso. Isso vai te trazer ansiedade e dificultar ainda mais o sono a chegar . No lugar, busque uma prática relaxante como ler ou meditar, por exemplo. 

Meditação para dormir

No Zen App, maior app de meditação do Brasil, existem conteúdos para várias finalidades. Inclusive a insônia. Quem tem dificuldade de dormir encontra meditações guiadas, programas informativos e sons relaxantes para ajudar o sono a chegar. 

O efeito é comprovado pela ciência, que explica: ao meditar, nosso organismo reduz os níveis de cortisol, o hormônio do estresse e desacelera a frequência cardíaca. O que nos induz a um relaxamento profundo, que tende a ser confundido com o sono.  

Clique aqui para conhecer e aproveitar as meditações voltadas para insônia do Zen App. E, se caso o sono não aparecer, busque ajuda de um profissional de saúde mental para entender o que pode estar acontecendo.  

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!