Por que estou triste?

Por Zen App

Tempo de leitura: 5 minutos

As vezes acordamos com uma sensação de vazio, de que algo está totalmente diferente. Sentimos uma profunda tristeza e não sabemos exatamente como lidar com essa situação. Nesse momento, nos perguntamos: por que estou triste?

Estar triste, mesmo com tantas coisas boas acontecendo é como sentir não ser merecedor de nada, até porque a primeira coisa que se pensa é: existem tantas pessoas por aí em uma situação mais delicada do que a minha, por que eu me sinto assim?  

Sua vida pode estar indo bem, os planos estão dando certo, as contas estão pagas e você até se sente realizado. Refletindo sobre esse cenário, você não consegue compreender o motivo pelo qual está se sentindo triste.

Se você tem se perguntado “por que estou triste?” com frequência, esse post vai ajudá-lo a encontrar a resposta. Continue lendo!

Afinal, por que estou triste?

Existem diversos fatores que levam a tristeza, mas quando não está explícito, como lidar com o luto, esse processo se torna mais profundo.

Quando nos vemos tristes e sem motivo aparente, começamos a querer desesperadamente que esse sentimento suma. Porque não aprendemos a lidar com esse sentimento, não é o que os outros enxergam como uma virtude.

Ao contrário da felicidade e do amor, a tristeza não é um sentimento que nos deixa em uma situação confortável. E atualmente com tantas exposições, estar triste vira sinônimo para fraqueza. Sendo que são sentimentos totalmente diferentes, que podem ser motivados por razões distintas.

Fatores que podem estar contribuindo

Se você quer encontrar a resposta para a pergunta “por que estou triste?”, é preciso analisar 3 fatores, são eles: a ansiedade, o estresse e a rotina. Sim, a resposta para essa pergunta pode estar relacionada a esses fatores.

Ansiedade

É normal estar preocupado com algumas situações do cotidiano, é algo comum e que nos prepara para enfrentar o que está por vir.  Porém, a preocupação excessiva com situações hipotéticas é um dos sintomas da ansiedade.

Ao se preocupar excessivamente o tempo todo, a nossa mente entra em um estado em que criamos os piores cenários. Cenários esses que expressam que o que planejamos não irá dar certo, ou que não iremos conseguir encontrar uma outra alternativa.

Esses pensamentos drenam tanto a nossa energia vital, que mesmo sem perceber vamos nos entristecendo. A nossa mente acaba não ganhando força para nutrir pensamentos positivos, é como se não houvesse motivação.

Pare por alguns instantes e analise o que está acontecendo agora, será que você tem se preocupado demais com o amanhã? O que você tem nutrido mais: pensamentos negativos ou positivos?

Estresse

Para muitas pessoas o estresse e a tristeza são polos diferentes, mas quem nunca chorou por estar tão estressado? Na verdade, essa reação é um misto de sensações em que a tristeza e o estresse estão em uma linha tênue, que às duas se expressam em conjunto.

Assim como a tristeza, não nos sentimos confortáveis em lidar com situações estressantes, e essa é uma reação que também desperta a necessidade de nos livrar rapidamente.

Situações que nos colocam sob pressão, onde assumimos mais responsabilidade do que de fato estamos emocionalmente preparados, ou quando mesmo com todos os esforços nada parece andar, são situações que despertam a raiva e principalmente o estresse.

A mistura entre o estresse e a raiva gera uma frustração que vai nos consumindo e nos deixando cada vez mais tristes. Nessa hora não temos dificuldade em relaxar, e a ansiedade (que foi o nosso primeiro fator apresentado), intensifica todo esse cenário. Esse pode ser um dos fatores que vai ajudar você a responder “por que estou triste?”

Rotina

Como tem sido a sua rotina? Será que você está aproveitando inteiramente os seus dias ou apenas preocupado em resolver o máximo de coisas possíveis?

Por mais que você esteja no emprego dos sonhos ou em uma situação totalmente confortável, se você não tem hábitos saudáveis nada adianta. E não estou falando necessariamente da alimentação, apesar de ser algo que deve ser considerado. Uma vez que os alimentos e as emoções estão fortemente ligados.

É preciso observar se você tem feito realmente coisas que despertam o seu interesse, elevam a sua autoestima e o ajude a desenvolver a resiliência.

Ter uma rotina corrida em que você não consegue flexibilizar para tomar um chá com os amigos ou até mesmo cuidar da sua saúde física e mental pode estar contribuindo para a sua tristeza.

Existe uma frase que aprecio muito que é: qualquer coisa que custe a sua paz é muito cara.

E esse é um dos pontos que liga todos os fatores que podem estar contribuindo para a sua tristeza. Essa pode ser a causa raiz pelo qual você tem se sentido triste e não sabe.

Como lidar com esse sentimento

A tristeza não o pior dos mundos, é preciso apenas aprender a compreender esse sentimento. Para ajudar você a lidar melhor com a tristeza e conseguir se sentir mais leve e alinhado com a sua essência, aqui estão 2 dicas incríveis.

Pratique o autoconhecimento

Um dos grandes passos para compreender os nossos sentimentos e motivações é através do autoconhecimento. É uma jornada que vamos percorrer durante toda a vida, mas que vai trazer um olhar sob nova perspectiva para muitas situações em que hoje não temos respostas.

Depois que comecei a praticar o autoconhecimento através da meditação, parei de me fazer perguntas como: por que estou triste? Por que isso sempre acontece comigo? Por que tenho esses pensamentos?

Tudo isso graças ao Zen, um app incrível com ferramentas que me ajudaram e continuam ajudando muito nessa caminhada.

Experimente a seção de Terapia do Zen, mais do que ajudar a aliviar, é uma ferramenta com meditações curtas e poderosas que ajudam a compreender o que está acontecendo dentro da gente.

TERAPIA DO ZEN [EXPERIMENTAR AGORA]

tela da terapia do Zen

Mude a sua rotina

Lembra que a rotina é o fator que liga a todos os outros, e que pode intensificar a sua tristeza?

Mesmo que você tenha uma rotina agitada e ache que não tem como melhorar essa situação, que tal tentar algo novo e transformador? Tenho certeza que a série original do Zen, Simplifique pode te ajudar com isso.

Com dicas simples e práticas que podem ser aplicadas em qualquer rotina e que servem para qualquer fase da vida, a série é apresentada pela co-fundadora do Zen, Juliana Goes.

Tenho certeza que assim como eu, você vai conseguir simplificar a sua rotina e direcionar a sua energia para o que realmente importa.

SIMPLIFIQUE [COMEÇAR A ASSISTIR]

banner da série SIMPLIFIQUE

É preciso lembrar que durante a nossa vida vamos experienciar todos os sentimentos e reações, sejam agradáveis ou não em um primeiro momento.

Por isso é importante saber reconhecer e compreender quando eles surgirem. Então aproveite para baixar o Zen agora e iniciar o processo de compreensão e libertação. Disponível para iPhone e Android.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!