Tristeza profunda: o que é e como superar

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

Há dias que o nosso corpo parece não querer colaborar, assim como a nossa mente. São dias cinzentos que despertam em nós uma tristeza profunda. Uma sensação de vazio, misturada com outras sensações que são difíceis de descrever.

Recordar momentos felizes é difícil, não temos ânimo e por mais que a gente se esforce, é como nadar e continuar no mesmo lugar. E de repente você se pergunta: será que isso é depressão?

Para descobrir o motivo dessa tristeza profunda que você está sentindo e como superá-la, continue lendo!

A tristeza

A tristeza é um sentimento que sempre existiu, assim como a felicidade e o amor, por exemplo. É normal que durante a nossa vida a gente experiencie situações de tristeza profunda.

Entretanto, é comum que muitas pessoas tenham crescido reprimindo esse sentimento. O que faz com que seja ainda mais difícil lidar com esse momento.

Quando estamos tristes, queremos nos livrar quanto antes desse sentimento. Porque não queremos nos manter em uma condição de desânimo em meio a lágrimas.

E por mais que seja difícil, compreender esse sentimento tão profundo e intenso vai ajudar no desenvolvimento pessoal e principalmente no equilíbrio emocional. Será também mais fácil de distinguir um momento de tristeza de uma possível depressão, além de despertar o autoconhecimento.

Tristeza profunda e depressão

A depressão é uma doença recente e por conta disso é comum as pessoas a confundirem com um estado de tristeza. Porém, tristeza e depressão são coisas totalmente distintas.

A principal diferença entre a tristeza profunda e a depressão é a duração. Você pode estar passando por um momento de tristeza por estar lidando com o luto, por conta de um término de relacionamento ou alguma outra situação pontual.

Já a depressão é uma doença complexa, que pode ser desencadeada por diversos fatores. Mas que afeta diretamente as estruturas cerebrais e que só pode ser diagnosticada por um profissional capacitado.

Por isso, a próxima vez que estiver se sentindo estranho pare por alguns instantes e reflita: será que é apenas um sentimento ocasionado por uma situação e que logo irá passar ou é algo que vem ocorrendo constantemente?

Como superar a tristeza profunda

Temos a capacidade de criar a nossa realidade e mudar a nossa frequência vibracional. Se estamos sentindo uma tristeza profunda, saiba que é possível superá-la e reencontrar o equilíbrio.

E isso é possível através do autoconhecimento, da terapia e da gratidão. Descubra como aplica-los em seu dia para superar a tristeza!

Autoconhecimento

Crescemos reprimindo e evitando vários sentimentos e emoções durante a nossa vida. Ao menor sinal de tristeza, por exemplo, já buscamos alternativas para ficar bem.

O processo de compreensão das suas emoções é uma jornada enriquecedora de autoconhecimento, que você pode iniciar de uma forma simples, com a prática da meditação. Com ela você irá aprender mais sobre si e sobre os seus sentimentos.

Pratique a meditação guiada “Renovação Interior” e transmute memórias, ressignifique e liberte-se. Essa é uma das formas mais incríveis de compreender as nossas emoções de forma profunda e libertadora.

RENOVAÇÃO INTERIOR [OUVIR AGORA]

tela da meditação guiada Renovação interior do Zen app para diminuir a tristeza profunda

Terapia

Atualmente a terapia já não é um tabu como antigamente, cada vez mais pessoas estão procurando ajuda psicológica para cuidar da saúde mental e lidar com alguns problemas.

Mais do que uma conversa, a terapia pode ajudar você a identificar se é apenas um momento de tristeza ou algo mais sério, como depressão. O psicólogo estará ali não apenas para lhe ouvir, mas para que juntos vocês encontrem uma forma para que você se sinta mais tranquilo e feliz.

Gratidão

Pessoas com tristeza profunda acabam vibrando em uma frequência negativa durante todo o momento. Praticar o exercício de gratidão ajuda a equilibrar os pensamentos, além de facilitar no processo de superação desse sentimento.

Escreva em uma folha por todas as coisas que você é grato, desde ter um teto para morar, comida, acesso à informação… Quando sentir que a tristeza se aproxima, leia em voz alta e sintonize com o sentimento de pura gratidão.

Se preferir, você também pode praticar a meditação guiada “Exercício da Gratidão“. Experimente praticá-la todos os dias ao acordar ou ao final do dia. Recorde os motivos pelo qual você é profundamente grato e retome o equilíbrio e a felicidade que merece em sua vida.

EXERCÍCIO DA GRATIDÃO [PRATICAR AGORA]

tela da meditação Exercício da Gratidão do Zen app para reduzir a tristeza profunda

 

Conheça o Zen app!

Pare e imagine por alguns instantes um aplicativo de meditação com ferramentas que vão ajudar no seu despertar, esse é o Zen.

São centenas de meditações guiadas, programas exclusivos, reflexões e muito mais. Baixe grátis agora mesmo. Disponível para iOS e Android.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!