Líderes e times (ainda) têm perspectivas distintas sobre bem-estar

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

O que é bem-estar corporativo? 

Essa é, de fato, uma pergunta difícil de ser respondida. Afinal, o conceito de bem-estar por si só é variável tanto de acordo com a pessoa quanto com o momento do mundo. Mas, existe uma forma simples de pensar e responder essa questão: 

Os colaboradores estão felizes? Os benefícios estão surtindo o efeito desejado?

Se acaso a resposta for sim, ótimo. Mas, se for não é preciso repensar… e aqui, vale dizer: é a resposta dos colaboradores que conta e não o achismo dos líderes. Estamos dizendo isso porque, de acordo com a pesquisa Well-Being at Work Survey, realizada pela Deloitte em colaboração com a empresa de pesquisa independente Workplace Intelligence, a perspectiva dos times e das lideranças não é a mesma. 

Alinhando perspectivas sobre bem-estar

Resumidamente, o relatório (feito nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália) apresenta que 65% dos funcionários acreditam que o bem-estar físico e mental piorou ou permaneceu o mesmo do último ano. A pesquisa mostra, ainda, que é comum os trabalhadores sentirem frequentemente: 

  • Exaustão (52%)
  • Estresse (49%)
  • Sobrecarga (43%)

Enquanto isso, 75% dos líderes disseram acreditar que a saúde dos profissionais de seus times melhorou. Uma ilustração clara sobre como líderes ainda têm dificuldade para entender o que é o bem-estar e a importância de ter colaboradores felizes. Resposta essa que se encontra no mesmo estudo:

Para 84% dos entrevistados, saúde mental e bem-estar é prioridade máxima

E, aliás, está a frente da própria carreira. Uma vez que 60% dos funcionários entrevistados relataram que é, sim, uma possibilidade pedir demissão em detrimento de uma oportunidade numa empresa onde exista melhor suporte ao bem-estar.

+ O que, aliás, nós já falamos aqui que é uma realidade entre os brasileiros

Em cenários como esse, duas coisas se tornam comuns e são prejudiciais para a empresa. Em primeiro lugar, a queda na produtividade do time e logo em seguida a rotatividade de funcionários. A troca constante de pessoas na equipe é custosa por uma série de fatores. Então, o ideal é que as perspectivas sobre bem-estar estejam alinhadas para evitar esse problema. 

Como inserir bem-estar na cultura organizacional

Tanto aqui no blog do Zen App quanto no nosso Linkedin, já falamos algumas vezes sobre a importância de investir em bem-estar e saúde mental e de fato essas pautas fazerem parte da cultura organizacional. 

Mais do que oferecer o benefício, ele precisa ser parte do dia-a-dia.

É preciso, então, falar sobre bem-estar e ter líderes capacitados para lidar com essa demanda – em outras palavras, entender a importância, conseguir perceber quando algo não está certo e saber como agir nesses casos. Uma mudança que começa na raiz.

O Zen App, maior app de bem-estar do Brasil, oferece uma solução para empresas. Que, além do acesso ao aplicativo, disponibiliza eventos que ajudam nesse sentido. Se você quiser, pode contar com o nosso time para te ajudar nesse desafio 🙂 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!