Para alcançar o equilíbrio é preciso controlar a expectativa do amanhã

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

Já parou para prestar atenção que você torce, em muitos momentos, para que uma situação em sua vida chegue logo ao fim?

Começamos a semana torcendo para que a sexta-feira chegue logo, começamos o ano rezando para que dezembro chegue logo. Mal entramos em um feriado e já ansiamos pelo próximo e por aí vai.

Ao ansiarmos sempre pelo amanhã, nos esquecemos de viver o hoje. E viver não significa apenas levantar da cama, comer, dormir…, mas vivenciar de uma forma positiva, da melhor forma que conseguimos. Quantos dias de nossas vidas não perdemos por não vivenciar direito?

Se você torce para acabar o dia de trabalho, por exemplo, a semana, o mês, a companhia com um amigo ou até de seu parceiro, isso pode ocorrer por dois motivos:

1 – Não é para você estar lá (naquele lugar ou com aquela pessoa) ou;

2 – Você tem que mudar sua forma de encarar as coisas.

Em muitos casos, a principal causa é a suposição número 2. Podemos usar isso como uma referência para a felicidade. Ansiar para que algo termine logo ou para que o futuro chegue o quanto antes não é uma forma muito saudável de encarar a vida. Além de estarmos em um estado constante de insatisfação, estamos cultivando inconscientemente mais momentos de ansiedade.

Aprendendo a controlar a expectativa

Então que tal mudar a forma de escutar? Mudar o ponto de vista para deixar de torcer para acabar o agora e começar a torcer para que ele continue?

Isto é um exercício mental que exige prática e existem muitas formas de fazê-lo. Uma delas é começar a fazer as coisas com intenções e não com expectativas. Para isso, a minha sugestão é a meditação guiada Autoconexão, disponível no Zen!

Ao entrar em conexão com si mesmo, você consegue compreender a vida com um novo olhar, além de começar a desenvolver melhor a sua intenção e conseguir controlar a expectativa.

Autoconexão [OUÇA AGORA]

tela da meditação guiada de autoconexão do zen app para controlar a expectativa

Ao realizar uma tarefa com expectativa, você abre espaço para que haja uma futura frustração, pois, caso não consiga atingir o objetivo que deseja ou se no meio do caminho você percebe que não era bem o que queria, você se frustra e consequentemente se desanima. E, quando estamos frustrados, é justamente quando torcemos para acabar!

Mas se, por outro lado, você fizer as coisas com intenção e der o seu melhor, sem se preocupar com o resultado do que fizer, o efeito será muito mais positivo e será muito mais fácil de você torcer para não acabar ou, ao menos, aproveitar o momento sem pensar na duração dele. Por incrível que pareça, quando você faz as coisas sem apego aos resultados, o resultado será o melhor possível.

Isto não significa que você não deve possuir metas e objetivos; deve, é claro, do contrário, a direção que se deseja não existe. Porém, durante a execução esse objetivo deve ser a sua menor preocupação. Efetue as tarefas, sejam elas quais forem, com sua melhor capacidade sempre. Com amor principalmente.

E quando estiver torcendo para algo acabar, preste atenção em si mesmo pois, geralmente você está funcionando no piloto automático ao fazer isso.

Pare no momento em que se der conta disto e efetue suas tarefas com plenitude, aproveitando aquilo que está vivenciando ou fazendo. Qual momento você está vivenciando plenamente agora?

Se você ainda conhece, aproveite para baixar grátis o Zen! São diversas meditações, mantras, reflexões e vídeos que irão te ajudar na sua jornada de autoconhecimento. Disponível para iPhone e Android

Aproveite para ler: Descubra como parar de desperdiçar o seu tempo livre.

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!