Meditação no vestibular: como não perder o foco durante a prova

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Por mais que você tenha se preparado, é inevitável que no dia do vestibular o nervosismo e ansiedade sejam suas companhias durante toda a tão esperada prova. 

É normal ficar nervoso no Enem. 

É normal sentir certa ansiedade na Fuvest. 

E é normal ter um frio na barriga na prova da Unicamp. 

Enfim, deu para entender né? Mas, é importante saber que, apesar desse clima tenso ser comum entre todos os vestibulandos, existem maneiras de controlá-lo para conseguir mais atenção à prova. E, assim, sair na frente. 

A dica de descansar um dia antes é um clássico. Mas, existem outras possibilidades ainda melhores. Inserir a meditação na sua rotina de estudos é uma delas. 

Como praticar meditação no vestibular 

De acordo com inúmeras pesquisas, a meditação é uma ferramenta potente na busca de mais concentração e disciplina. Então, já fica a dica: o ideal não é meditar apenas no dia do vestibular, mas sim durante toda a sua rotina de estudos. 

Assim, você vai conseguir conquistar por exemplo: 

  • Melhora da capacidade de memorização na hora do vestibular
  • Mais autoconfiança
  • Alívio do estresse 
  • Menos cansaço mental para ler e reler tudo quantas vezes for preciso

Tudo muito bem-vindo na jornada em busca da aprovação, certo? Mas, não é só isso, também é importante transformar o meditar em um hábito. Mas, pode ficar tranquilo, pois inserir a meditação na rotina de estudos é simples e nem vai tomar muito tempo. Você pode começar com meditações guiadas de 5 minutos antes de abrir os livros e apostilas. 

“Criar o hábito de meditar antes de darmos início às atividades corriqueiras pode promover a qualidade em nossa produtividade. Para conseguir isso, é importante começar com tempos mais curtos, observando como nos sentimos em silêncio e diante da inatividade corporal”, explica Veridiana Julião, professora de meditação. 

Ainda segundo Veridiana, você pode aumentar o tempo de meditação conforme for se acostumando ao silêncio. E, inclusive, se aventurar pela meditação mindfulness e outros formatos. 

+ Entenda a diferença entre meditação guiada e meditação mindfulness 

“Costumo dizer que é um caminho que se constrói passo a passo, dia após dia, sempre entendendo que durante alguns dias poderei sentir mais facilidade desenvolvendo a meditação e em outros, mais dificuldade de me auto-observar e lidar com a permanência. Isso tudo faz parte da construção. Basta seguir colocando em prática”.

Qual a melhor meditação no vestibular 

Para quem não sabe, é possível encontrar meditações focadas em diversos temas diferentes. No caso de quem está se preparando para o vestibular ou para um concurso, por exemplo, o ideal é optar pelas meditações de foco e concentração enquanto está estudando. Já no dia da prova, pode ser uma boa escolha aquelas que ajudam a controlar a ansiedade e estresse. 

Não existe uma regra. Entenda o que você precisa naquele momento. 

Independente de qual seja a sua escolha, é importante conseguir encontrar a meditação com facilidade. Neste sentido, uma boa opção é contar com um app de meditação no seu celular. Assim dá para ouvir antes de estudar e no caminho para a prova. No Zen App, por exemplo, existem meditações focadas em foco, concentração, autoconfiança e também contra ansiedade e estresse. 

Se você quiser conhecer o app, é só clicar para acessar uma semana premium de graça. 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!