Como inserir hábitos na rotina sem sofrimento

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Já reparou como é difícil inserir hábitos na rotina? 

E não importa de que tipo de hábito estamos falando. Vale para começar a meditar, praticar yoga todos os dias, ler um livro por mês ou simplesmente beber a quantidade correta de água. Por mais simples que seja, algumas coisas costumam acontecer: 

  • O dia passa e “não sobra tempo”
  • Falta energia/vontade e você deixa para amanhã 
  • Você simplesmente esquece

Se identificou com algo da lista? Tem uma explicação e nós vamos te contar qual é.

Segundo Charles Duhigg, jornalista e vencedor do prêmio Pulitzer, explica em “O poder do hábito”, essas são todas reações normais. Pois nosso cérebro está sempre em busca de economizar energia e, por isso, para inserir novos hábitos sem sofrer é importante entender como ele funciona e agir de modo a ajudá-lo. 

Então é assim que você deve inserir novos hábitos na rotina

Ainda segundo o autor, para que um hábito seja de fato um hábito, ou seja, algo que fazemos de modo automático e sem pensar muito, é importante que o nosso cérebro tenha um gatilho que chame para este hábito e uma recompensa. 

Só para ilustrar, vamos imaginar que você é uma pessoa estressada (gatilho) que decide meditar (hábito) para dormir melhor (recompensa). 

Em resumo, é importante entender o motivo do novo hábito e o que ele vai causar. Mas, às vezes a gente sabe tudo isso e mesmo assim segue não sendo bem sucedido, certo? É que isso não é o suficiente, nosso corpo também precisa de tempo para dar conta das novidades. Então, vale a pena:

Começar aos poucos

Se você quer correr, por exemplo, comece caminhando em dias alternados. Depois passe a dar pequenos tiros e caminhar para, em seguida, deixar de caminhar e ir trotando. E só então de fato correr. 

Entenda seus limites

Começar aos poucos não deixa de estar relacionado aos seus limites. Porém, não é a única atitude necessária. Você deve avançar conforme consegue e, ao mesmo tempo, pegar leve com as cobranças. Se acaso você tiver a meta de ler, por exemplo, e não conseguir terminar o livro no tempo determinado, o próximo passo é continuar a leitura. Transformar o hábito em algo estressante te fará desistir dele. Afinal, ninguém precisa de mais estresse no final do dia, né?

Comemore os pequenos avanços

Não aguarde a meta final ser alcançada para sentir orgulho de você. Se você não meditava e agora consegue meditar por um minuto, já está de parabéns. 

Para além disso tudo, o maior segredo para começar novos hábitos é não desistir. É claro que uma vez ou outra as coisas não vão acontecer como você gostaria, isso é a vida acontecer. Basta continuar no dia seguinte, até que de fato o hábito aconteça. 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!