Qual a relação entre ambiente de trabalho e estresse? Perceba!

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

Sabe aquela sensação horrível de angústia quando chega o domingo à noite? Você sente o peso de mais uma semana que vai começar, a retomada da rotina e deseja que o fim de semana tivesse pelo menos mais um dia. Esse sentimento pode ser o resultado da relação entre o ambiente de trabalho e estresse.

Neste post, vamos explorar o assunto e também dar dicas de como driblar as tensões provocadas pelo lugar onde você trabalha. Quer saber mais? Venha conosco!

Principais causas de estresse no trabalho

Alguns fatores são cruciais para que o ambiente se torne mais cansativo. Veja os principais!

Falta de organização

Você já reparou que nos sentimos mais cansados quando nossa casa está desarrumada? Com o ambiente de trabalho é a mesma coisa. Um espaço onde você não consegue encontrar facilmente documentos e está sempre parecendo um cenário de guerra drena as energias de qualquer pessoa.

Isso piora muito se a desorganização for ao nível de processos e estrutura da empresa. A falta de clareza em diretrizes e instruções leva ao retrabalho e à insegurança, o que aumenta muito os níveis de estresse.

Pressão profissional

A pressão por produtividade, metas altas demais — muitas vezes, inalcançáveis —, cobranças desproporcionais e outros fatores levam a níveis muito altos de pressão no trabalho. A consequência é óbvia: estresse. Em alguns casos, os profissionais encontram-se tão acuados que acabam explodindo em um episódio da síndrome de Burnout.

Alta competitividade

Alguma dose de competitividade pode até ser benéfica para o rendimento das equipes nas empresas. Mas quando esse comportamento é incentivado e levado a um nível excessivo, o resultado pode ser contrário ao esperado. Estressadas, muitas pessoas acabam ultrapassando seus limites e ficam até doentes.

Consequências do estresse na empresa

O estresse contínuo e de intensidade moderada, como costuma ser o enfrentado no ambiente de trabalho, é como uma goteira: de tanto cair sobre o mesmo lugar, acaba gerando um furo. Veja as principais consequências dessa relação entre ambiente de trabalho e estresse:

Baixa produtividade

Um dos sintomas do estresse é a fadiga. Mesmo tendo dormido durante todo o fim de semana, a mente continua cansada e a pessoa não consegue raciocinar como é o seu normal. A consequência disso é um impacto negativo na produtividade.

Mau desempenho

A pessoa estressada também tem dificuldades de concentração e problemas cognitivos. A memória fica prejudicada, assim como a tomada de decisões e o discernimento dos riscos. Tudo isso leva a um mau desempenho no trabalho.

Falta de motivação

Fadigada, sentindo-se incompetente pela baixa produtividade e pelo mau desempenho, a pessoa estressada tem pouca ou nenhuma vontade de ir trabalhar. Qualquer coisa é motivo para ficar em casa. Muitas vezes, ela acaba até desenvolvendo doenças psicossomáticas.

Resoluções para o problema

Em grande parte das vezes, não é possível diluir o estresse proporcionado pelo seu ambiente de trabalho, já que isso envolve mudanças grandes na cultura organizacional que podem não estar ao seu alcance. Isso significa que você terá que lidar com esse problema de forma individual e fora da empresa. 

A ioga e a meditação podem ser duas grandes aliadas nesse processo. A primeira promove o relaxamento muscular por meio do alongamento, além de proporcionar o equilíbrio mental. Como toda prática física, também estimula a produção de endorfina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e relaxamento.

Já a meditação é capaz de mudar os padrões respiratórios da pessoa. Isso tem como consequência uma mudança também nas ondas cerebrais, levando ao relaxamento da mente. Além disso, a meditação promove a higiene mental e desenvolve a capacidade de identificação das sensações, sem julgamentos e sem necessariamente identificar-se com elas.  

Dominando essas práticas, você conseguirá lidar melhor com as pressões estabelecidas pela rotina profissional e desfazer a relação entre ambiente de trabalho e estresse.

Gostou do conteúdo que leu aqui? Então assine a nossa newsletter e receba outras informações exclusivas em seu e-mail!

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!