Você deve saber que a ansiedade é uma reação natural e normal do corpo humano. Ela aparece quando enfrentamos situações de preocupação ou medo excessivo, por exemplo. Quem nunca ficou ansioso para algum evento que atire a primeira pedra, não é mesmo?
Porém, quando essa sensação é rotineira e acompanha estímulos, como tremores, o indivíduo pode estar sofrendo uma crise de ansiedade. A boa notícia é que existem formas comprovadas de controlá-la e viver de maneira saudável. Confira!
Como saber se estou tendo uma crise de ansiedade?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 18 milhões de brasileiros já tiveram uma crise de ansiedade, mesmo uma única vez na vida.
Durante a crise, o corpo entra em estado de alerta e descarrega, em uma enorme quantidade, os hormônios de adrenalina e noradrenalina. É como se a pessoa estivesse em uma briga interna, ou seja, com ela mesma.
É comum ter as seguintes reações:
- coração disparado;
- irritação incontrolável;
- náusea;
- sensação de desmaio;
- suor;
- tremor;
- pensamentos confusos.
A causa varia de pessoa para pessoa, mas, geralmente, começa depois de apresentar episódios de estresse e desequilíbrio emocional.
Confesso a vocês que eu já passei por essa situação e não sabia como agir. Por isso, para te ajudar, caso venha a passar por uma crise de ansiedade, siga as dicas que me auxiliaram muito:
1. Respire e inspire lentamente
Durante a ansiedade, o nosso ritmo de respiração acelera causando a hiperventilação. Para controlar, o indicado é tentar manter a calma e começar uma inspiração e expiração lenta e profunda.
Concentre-se no sobe e desce do seu tórax. Para auxiliar, no aplicativo do Zen, você encontra diversos conteúdos para acalmar a mente, se libertar da angústia e focar na respiração consciente.
A prática contínua pode te ajudar, até mesmo, a ter menos episódios de crise.
2. Relaxe o corpo
Depois da respiração controlada, tente relaxar o seu corpo. É normal que ele fique tenso e você sinta como se estivesse mais pesado do que realmente é.
Deite ou sente de maneira confortável para começar o processo de relaxamento muscular. Foque o seu pensamento nas áreas que sente que foram afetadas, como nuca, cabeça e pescoço, por exemplo.
No Zen você também encontra conteúdos destinados ao controle do estresse.
3. Desvie o pensamento nos sintomas
É pior focar toda a sua atenção nos sintomas que surgem durante o ataque de ansiedade. Quanto mais o seu coração fica acelerado, mais pânico você vai criando.
Tente manter-se racional e não deixe a sua emoção tomar conta de si. Foque em outros pensamentos ou objetos a sua volta. Se possível, coloque músicas para relaxar e aproveite para conhecer nossos mantras para acalmar o coração .
Baixe o Zen App por sete dias gratuitos e sinta o seu interior renovado por inteiro. Nós queremos te auxiliar a ter uma saúde mental mais saudável!