Como meditar: Marco Schultz ajuda iniciantes em meditação no Zen App

Por Victória

Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabe como meditar?

Pode ser que a sua resposta seja positiva. Mas, não temos dúvidas de que não foi sempre assim. Pois o primeiro contato com a meditação é sempre meio confuso e cheio de dúvidas. Afinal, estamos nos propondo a uma prática totalmente diferente do que estamos acostumados até então. 

Em outras palavras, inicialmente meditar é desafiador. 

Por conta disso, no Zen App sempre recebemos dúvidas de quem deseja começar. O que nos motivou a convidar Marco Schultz coordenador do Simplesmente Yoga (programa de estudo e aprofundamento sobre autoconhecimento e desenvolvimento humano) – para ensinar como meditar em um conteúdo inédito. 

Saiba como meditar

No programa “Saiba como meditar Schultz divide os ensinamentos sobre meditação em duas etapas: 

  • Descansando de mim;
  • Mente simples. Simplesmente;

Em ambos, o objetivo é inspirar a jornada de busca por conexão e quietude de quem está começando. Para isso, são oferecidas dicas e também uma condução que fará essa descoberta ser mais simples, confortável e livre. Tudo pensando para facilitar esse momento sem que haja a necessidade de acessórios. Tudo o que é preciso é a sua mente e o seu corpo.

Só para ilustrar, em um dos trechos ele esclarece: 

“Mindfulness não é uma mente cheia. É uma mente inteira. Sinônimo de uma mente pura, sem as interferências dos condicionamentos que normalmente nos acompanham. Essa é uma oportunidade de observar essa mente (…) deixar o pensamento e as sensações fluírem sem interferências. Livre de julgamentos, cobranças, projeções e pressões”.

Também são dicas compartilhadas por ele, por exemplo:

1. Perceba seu corpo e busque entendê-lo

Não precisa meditar sentado ou em qualquer outra postura específica. Pelo contrário, o importante é entender como o seu corpo fica mais confortável e então respeitá-lo. Isso por que meditar é muito mais fácil com estabilidade e conforto.

Se acaso for melhor, pode meditar deitado ou sentado numa cadeira.

2. Descanse de você

Seu dia é cheio de preocupações, vontades, ego… então, busque se desligar deles. Deixe essa “personagem” para depois e, consequentemente, relaxe de toda a agitação que faz parte do dia-a-dia.

3. Respire

Além de ser uma maneira de desacelerar, estar consciente da respiração também ajuda a liberar a tensão. Por isso, foque na sua respiração enquanto medita.

+ Para ouvir ao programa completo é só clicar aqui

Outros conteúdos para iniciantes de meditação

Como dissemos, as dúvidas sobre meditação são constantes. Por isso, além do programa apresentado por Schultz, quem está começando a meditar também encontra uma série de outros conteúdos para iniciantes no Zen App. É o caso, por exemplo, de: 

  • Aprenda a Meditar, apresentado por Juliana Goes;
  • Para Iniciantes, de Amanda Schultz;
  • Iniciando na Meditação, de Veri Julião;

Já para quem deseja colocar a meditação na rotina, a indicação do time de conteúdo do Zen é o programa 21 dias de Meditação. Que, em resumo, tem 21 meditações que vão aumentando o nível de dificuldade aos poucos. Para, deste modo, evitar o sentimento de frustração por não conseguir focar.

Mesmo fora deste programa e das meditações focadas em iniciantes, é possível encontrar conteúdos mais curtinhos e outros para quem deseja começar. Então, baixe o Zen App e comece sua busca pelos melhores conteúdos para você.

Pequenos hábitos que vão te ajudar na hora de meditar

Por fim, é válido lembrar que além disso tudo, existem algumas ações que podem facilitar o seu processo meditativo! De acordo com Veri Julião, professora de yoga e meditação e responsável pelos conteúdos do Zen, é importante, por exemplo: 

  • Escolher o mesmo local para meditar;
  • Determinar um horário para fazer essa pausa;
  • Meditar de olhos fechados ou com o olhar leve e fixo em um ponto;

Ela explica que, deste modo, você terá mais facilidade tanto para inserir a meditação na rotina quanto para ter foco. Mas, ainda de acordo com ela, o mais importante é entender que meditar não é o mesmo que parar ou silenciar o cérebro. 

“É importante aceitar as impossibilidades como partes naturais do seu processo. Ou seja: você vai sentir vontade de levantar e pensamentos vão surgir, por exemplo. Sem contar a sensação de que o tempo está passando mais devagar. O início é desafiador mesmo. É preciso acolher as tentativas e ter disciplina”. 

A constância é o maior segredo da meditação. Então, se você deseja começar pode buscar pelo programa do Marco Schultz no Zen App para aprender como meditar. E, além disso, ter em mente que é preciso meditar um pouco todos os dias. Mesmo que, inicialmente, você acha que não sabe meditar.

Comentários fechados.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!