Dificuldade de realizar as entregas no prazo, não saber por onde começar, preocupação excessiva e sensação constante de angústia são alguns sinais de ansiedade no trabalho.
Um dos problemas que atrapalham drasticamente a rotina e qualidade de vida do profissional é a ansiedade. Ela chega devagar, por vezes achamos não ser nada, até que enfrentamos uma crise.
Se você quer saber mais sobre a ansiedade no trabalho, quais são os sintomas e dicas de como lidar e aliviar as crises, continue lendo!
O que é ansiedade
A ansiedade é uma reação natural do nosso corpo e normalmente antecede uma grande exposição ou evento, tal como uma entrevista de emprego, reunião, apresentação importante ou uma viagem. É uma maneira do corpo enviar sinais para que a gente se prepare e enfrente o que está por vir.
Quando esses momentos passam a ser constantes, podem se transformar em uma crise de ansiedade. E é aí que mora o problema. Uma vez que essa condição atrapalha a vida pessoal e profissional da pessoa, impedindo-a de seguir com a sua rotina de forma tranquila e natural.
Principais sintomas
De maneira geral, os sintomas variam de pessoa para pessoa, mas há algumas reações físicas e psicológicas que são comuns, como:
- Inquietação: não conseguir se manter parada, sente a necessidade de ficar em movimento ou de ficar mexendo constantemente mãos e pernas;
- Irritabilidade: por despertar uma mistura de várias sensações como medo, angústia e preocupação é normal que a pessoa fique irritada por não saber como lidar com essa situação;
- Dificuldade de concentração: os pensamentos ficam descontrolados, impedindo a concentração, dessa forma o foco é perdido facilmente;
- Preocupação excessiva: a mente começa a criar várias situações que fazem com que a pessoa fique preocupada, muitas vezes sem uma causa real;
- Dificuldade em se comunicar: não conseguir se comunicar de maneira clara e tranquila, já que os pensamentos ficam tão conturbados que é difícil se expressar;
- Dores no peito ou batimentos cardíacos acelerados: por vezes o frio da barriga é acompanhado por dores no peito e batimentos cardíacos acelerados. Inclusive, algumas pessoas podem acabar indo para o hospital, pois sentem como se estivessem tendo um ataque cardíaco;
- Sudorese: principalmente nas mãos e nos pés;
- Insônia ou dificuldade para dormir: em algumas situações a pessoa pode não ter uma dificuldade para domir de imediato, mas acorda várias vezes durante a noite ou antes do despertador tocar.
Como ela afeta a rotina de trabalho
A ansiedade no trabalho pode atrapalhar drasticamente a rotina do profissional, prejudicando inclusive em sua produtividade. Uma vez que ele não consegue administrar o seu tempo e acaba levando trabalho para a casa ou perde o foco facilmente com o acúmulo de tarefas que chegam de uma hora para outra.
Em contrapartida, as empresas estão repensando a sua estratégia de produção. Estão percebendo que cada vez mais os profissionais estão se tornando ansiosos, estressados, sendo diagnosticados com depressão, ataque de pânico e outros transtornos.
As principais causas de ansiedade no trabalho são:
- Preocupação e cobrança excessiva: constante preocupação com as atividades que precisa realizar, com os e-mails que precisa responder, com as apresentações e reuniões que precisa participar. Dentro da sua mente, os pensamentos ficam conturbados e não é possível ter uma clareza mental. Tudo isso é intensificado com a cobrança que é feita a todo momento;
- Excesso de responsabilidade: atualmente muitos profissionais acabam agregando muitas responsabilidades querendo se destacar dentro da empresa. Entretanto isso só prejudica, a pessoa se vê perdida sem saber o que e como priorizar;
- Prazos e metas: por conta de prazos curtos ou metas e objetivos inadequados a frustração gera estresse e tensão para a pessoa e toda a equipe.
Diante dessas causas o profissional se sente cada vez mais desmotivado, cansado e sem estímulos para continuar. Isso pode estar relacionado a uma combinação das três principais causas, como também a outros fatores. Por isso, é muito importante que se realize uma auto-observação para saber quais são as causas que estão agravando a situação.
Como controlar a ansiedade no trabalho
Se você está passando por momentos de ansiedade em seu ambiente corporativo, siga essas três dicas para ter uma rotina de trabalho mais tranquila.
Organização
A falta de organização e má administração do tempo gera ansiedade. Não saber por onde começar e onde estão as ferramentas necessárias para determinada tarefa agrava ainda mais a situação. Dessa forma, é importante organizar a sua área de trabalho, dos e-mails até a sua mesa e gaveteiro.
Tire alguns minutos do dia para organizar os e-mails e o mais importante: reserve um tempo para definir as suas atividades. Pode ser as atividades diárias ou por semana, a maneira que for mais confortável para você. Liste todas as tarefas que precisa realizar em determinado período e sempre que concluir vá identificando.
Pequenas pausas
Quando sentir que o trabalho está consumindo a sua energia além da conta e a produtividade está começando a cair, faça uma pausa.
Procure fazer um alongamento, ande um pouco pelo escritório, tome um café ou uma água, vá ao banheiro. O importante é fazer qualquer outra atividade que não esteja relacionada com o seu trabalho, para que você possa recarregar as suas energias.
Meditação
A meditação guiada é uma grande aliada em ajudar profissionais que estão em busca de controlar a ansiedade no trabalho e aliviar o estresse.
Transforme a meditação matinal em um novo hábito, para que você chegue ao trabalho mais disposto e com a clareza mental necessária para trabalhar tranquilamente durante o dia. Ao chegar do trabalho, realize outra meditação para que você a relaxe e durma melhor.
Experimente começando com a meditação “Preocupação Excessiva” disponível no Zen!
Preocupação Excessiva [Ouvir agora]
Experimente meditar com o Zen, aplicativo de meditação completo com diversos conteúdos que vão ajudar você a iniciar a jornada em busca de maior equilíbrio emocional dentro do seu trabalho.
Baixe agora! Disponível para iPhone e Android.