Como evitar Burnout e quais tratamentos? Psicóloga responde

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Desde 2022, Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a Síndrome de Burnout uma doença ocupacional. O qe quer dizer, em outras palavras, que esse é um problema relacionado ao esgotamento físico, emocional e mental causado pelo estresse no trabalho.

E, além disso, que o profissional afetado pode ficar incapaz de seguir exercendo sua função. 

Atualmente, o Brasil é o segundo país do mundo em número de diagnósticos (atrás apenas do Japão). A estimativa, só para ilustrar o tamanho do problema, é de que 30% dos trabalhadores já tenham sido diagnosticados e afastados por conta da síndrome. 

+ É preciso falar sobre saúde mental no trabalho: por onde começar?

Apesar disso, tanto gestores quanto profissionais ainda sabem pouco sobre o assunto. Por isso, esse será o tema central do Zen App durante o mês de julho.

Tudo sobre Burnout: novo programa de conhecimento do Zen

Desde 2020, o Zen App atende empresas que desejam oferecer bem-estar e saúde mental como benefício corporativo. Além das empresas que desejam agregar valor às suas cestas de serviço abordando um tema tão importante.

Por isso, colocar o Burnout em pauta essa foi uma demanda que veio tanto dos clientes quanto dos usuários. 

“Essa é uma síndrome nova, então ainda gera dúvida tanto em profissionais quanto em gestores”, explica Matheus Veloza, CEO do Zen.

Para atendê-la, o time Zen convidou uma profissional de saúde mental para tirar todas as dúvidas sobre o assunto em um conteúdo informativo.

Apresentado pela psicóloga e psicanalista Juliana Danelon (apresenta também o programa Desmistificando a Ansiedade), o programa Burnout: Ações práticas para combatê-lo é dividido em cinco episódios e já está disponível no aplicativo. 

O objetivo do programa é responder as dúvidas e ajudar os ouvintes a detectar sintomas para, assim, saber quando precisam de ajuda ou quando alguém próximo precisar. 

+ Entenda como meditar vai te ajudar a ter mais foco

Para tal, são abordados os seguintes temas:

  • Como identificar sintomas de Burnout;
  • Estratégias para manter a produtividade em alta e, ao mesmo tempo, evitar a síndrome;  
  • Dicas de profissionais que superaram o Burnout;  
  • Como encontrar sua motivação e paixão novamente;
  • Como aliviar o estresse no trabalho e evitar o Burnout;

De acordo com a equipe responsável, a organização dos tópicos foi pensada para servir como uma porta de entrada para quem tem resistência a pedir ajuda. Sendo assim, o objetivo é esclarecer do que se trata a síndrome, informar como evitá-la e deixar claro a necessidade de pedir ajuda em caso de o ouvinte perceber sintomas em seu cotidiano.  

App de bem-estar e saúde mental

Além do novo programa, outros conteúdos do Zen App abordam questões envolvendo saúde mental e a importância de buscar ajuda de profissionais da área. Somados as meditações que, por si só, são uma ferramenta importante na busca por mais bem-estar.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!