Desde 2022, Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a Síndrome de Burnout uma doença ocupacional. O qe quer dizer, em outras palavras, que esse é um problema relacionado ao esgotamento físico, emocional e mental causado pelo estresse no trabalho.
E, além disso, que o profissional afetado pode ficar incapaz de seguir exercendo sua função.
Atualmente, o Brasil é o segundo país do mundo em número de diagnósticos (atrás apenas do Japão). A estimativa, só para ilustrar o tamanho do problema, é de que 30% dos trabalhadores já tenham sido diagnosticados e afastados por conta da síndrome.
+ É preciso falar sobre saúde mental no trabalho: por onde começar?
Apesar disso, tanto gestores quanto profissionais ainda sabem pouco sobre o assunto. Por isso, esse será o tema central do Zen App durante o mês de julho.
Tudo sobre Burnout: novo programa de conhecimento do Zen
Desde 2020, o Zen App atende empresas que desejam oferecer bem-estar e saúde mental como benefício corporativo. Além das empresas que desejam agregar valor às suas cestas de serviço abordando um tema tão importante.
Por isso, colocar o Burnout em pauta essa foi uma demanda que veio tanto dos clientes quanto dos usuários.
“Essa é uma síndrome nova, então ainda gera dúvida tanto em profissionais quanto em gestores”, explica Matheus Veloza, CEO do Zen.
Para atendê-la, o time Zen convidou uma profissional de saúde mental para tirar todas as dúvidas sobre o assunto em um conteúdo informativo.
Apresentado pela psicóloga e psicanalista Juliana Danelon (apresenta também o programa Desmistificando a Ansiedade), o programa Burnout: Ações práticas para combatê-lo é dividido em cinco episódios e já está disponível no aplicativo.
O objetivo do programa é responder as dúvidas e ajudar os ouvintes a detectar sintomas para, assim, saber quando precisam de ajuda ou quando alguém próximo precisar.
+ Entenda como meditar vai te ajudar a ter mais foco
Para tal, são abordados os seguintes temas:
- Como identificar sintomas de Burnout;
- Estratégias para manter a produtividade em alta e, ao mesmo tempo, evitar a síndrome;
- Dicas de profissionais que superaram o Burnout;
- Como encontrar sua motivação e paixão novamente;
- Como aliviar o estresse no trabalho e evitar o Burnout;
De acordo com a equipe responsável, a organização dos tópicos foi pensada para servir como uma porta de entrada para quem tem resistência a pedir ajuda. Sendo assim, o objetivo é esclarecer do que se trata a síndrome, informar como evitá-la e deixar claro a necessidade de pedir ajuda em caso de o ouvinte perceber sintomas em seu cotidiano.
App de bem-estar e saúde mental
Além do novo programa, outros conteúdos do Zen App abordam questões envolvendo saúde mental e a importância de buscar ajuda de profissionais da área. Somados as meditações que, por si só, são uma ferramenta importante na busca por mais bem-estar.