Celular na cama: largue o vício e saiba como relaxar para a hora de dormir

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

No Brasil, mais de 80 milhões de pessoas têm insônia, um problema que pode ser agravado por maus hábitos antes de dormir. Um deles é usar o celular na cama para jogar ou checar as redes sociais, por exemplo, mesmo que por alguns minutos. Quando você percebe, a vontade de dormir já foi embora.

Utilizar o aparelho com programas estimulantes demais antes de dormir pode ser bastante prejudicial para seu sono e, consequentemente, para sua saúde. Mas sabia que você pode ter melhores alternativas de uso do seu aparelho? Quer saber mais sobre isso? Confira no post de hoje algumas dicas para relaxar antes de dormir e dar adeus à insônia.

O vício do celular na cama

Utilizar o celular antes de dormir pode ser tentador. Afinal, basta entrar em redes sociais ou portais de notícias para se perder em meio a tanta informação. Entretanto, esse hábito pode trazer sérios malefícios para seu corpo.

Um estudo recente mostrou que o excesso de luz azul emitida pela tela do celular dificulta a produção de melatonina pelo cérebro. Conhecida como “hormônio do sono”, a melatonina é a responsável pela regulação do metabolismo e por “desligar” o cérebro à noite. Outra pesquisa mostrou que a maioria dos adultos que utiliza o celular na cama para jogar, assistir filmes e vídeos ou checar as redes sociais à noite tem mais insônia e fadiga no dia seguinte.

Portanto, ficar exposto à luz da tela do smartphone (ou até mesmo do computador ou tablet) momentos antes de dormir, de forma contínua e estimulante, envia uma clara mensagem ao cérebro: “Não durma!”. Esse pode ser um dos motivos pelos quais você demora tanto para pegar no sono e acorda cansado e de mau humor no dia seguinte.

Como relaxar antes de dormir

O ato de dormir começa muito antes de colocar a cabeça no travesseiro. Existe um verdadeiro “ritual” de preparação para que o cérebro comece a entender que chegou a hora de descansar.

Uma hora antes de dormir, tome um banho relaxante, alimente-se com algo bem leve e troque a checagem das redes sociais por experiências que tragam tranquilidade e relaxamento ao seu sono. E você pode utilizar o celular para isso, dessa vez como algo benéfico ao seu corpo.

Meditação guiada

Com aplicativos e fones de ouvido, deite-se de forma confortável, feche os olhos e siga o que a meditação diz. A meditação guiada é excelente para quem tem insônia, estresse, nervosismo, ansiedade e não consegue relaxar a mente. Ela também traz mais atenção ao tempo presente e ajuda seu cérebro a desligar-se do mundo exterior.

Sons tranquilizantes

Ainda com o celular, você pode ouvir sons tranquilizantes para relaxar a mente. Existem diversas opções: mantras, sons da natureza, ASMR, frequência binaural, músicas instrumentais relaxantes, entre outras.

Respiração

A respiração deve ser profunda, começando na inspiração nasal e terminando na expiração pela boca. Respirar dessa forma acalma o cérebro e permite que você finalmente relaxe depois de um dia de trabalho estressante e repleto de exigências.

Como você pôde perceber, usar o celular na cama de forma excessiva não é uma boa ideia se você deseja ter um sono reparador e uma boa saúde de forma geral. Mas utilizar esse aparelho da forma correta — com meditações e sons tranquilizantes, sem a exposição direta da luz da tela — pode ajudá-lo a ter mais serenidade e tranquilidade antes, durante e depois do sono.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais! Aproveite também e baixe o nosso aplicativo agora mesmo!

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!