Guia de yoga para iniciantes: o que saber antes de começar

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Ter a saúde mental em dia é, provavelmente, um desejo universal. Por isso, as buscas por atividades que ajudam a manter a mente e o corpo em equilíbrio são tão grandes. E, também por esse motivo, o número de pessoas interessadas em praticar yoga não para de crescer. 

Você é uma delas, certo?

Antes de mais nada, queremos te dizer que você está no caminho certo. Inúmeras pesquisas comprovam que a prática do yoga ajuda a diminuir o estresse e sintomas de ansiedade e depressão, por exemplo. Mas é importante ter algumas coisas em mente antes de esticar o seu tapetinho. 

“Antes de mais nada, é importante saber que a prática deve ser conquistada aos poucos”, comenta Veridiana Julião, professora de yoga no Zen Wellness.

Isso porque, de acordo com ela, muitas pessoas imaginam que por ser uma atividade parada a prática de yoga é fácil. Mas, assim como em qualquer outra modalidade, existem desafios e níveis de dificuldade. 

Guia de yoga para iniciantes

Então, se você viu fotos de posturas complexas e já deu uma desanimada pode ficar sossegado. Dá para fazer yoga sem alongamento e sem muito equilíbrio. 

O mais importante na prática do yoga é ter constância e concentração. 

No yoga, um dos pré-requisitos é você estar presente e atento ao que está desempenhando. Você pode fazer uma, duas, três vezes por semana… o importante é inserir a prática na sua rotina e de fato estar presente de corpo e alma naquele momento”. 

Além disso, ela indica que os praticantes tenham em mente o que desejam com a prática do yoga. Você está começando para:

  • Lidar melhor com a ansiedade
  • Diminuir os sintomas da depressão 
  • Sentir menos dores no corpo 
  • Apenas para inserir uma atividade física na rotina

Deste modo fica mais fácil escolher entre os tipos de yoga (clique aqui para conhecer) e, consequentemente, sentir o efeito no decorrer do tempo. 

Com a modalidade escolhida, lembre-se que a prática é uma evolução. Então não se pressione a conseguir chegar a nenhum asana ou meditar já no primeiro dia. Vá com calma. 

“É importante se permitir vivenciar a aula. A consciência corporal vai nascendo,  sendo construída. Além disso, é necessário ser verdadeiro: se você tem qualquer impedimento ou limitação física ou emocional, precisa aprender a lidar com ela e não ignorá-la deixando de expô-la”. 

Clique aqui para saber o que você precisa para fazer yoga em casa e comece hoje mesmo no Zen Wellness.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!