Yoga para asma: como o yoga diminui os sintomas da asma

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Você, provavelmente, já ouviu falar: o yoga é uma ferramenta potente na busca por autoconhecimento e controle emocional. Mas esses não são os únicos benefícios da prática. No total, ela age diretamente em doze sistemas corporais e, em consequência, traz benefícios a todos. No sistema pulmonar, por exemplo, pesquisas apontam que o yoga diminui os sintomas da asma e da bronquite. 

É por isso que a modalidade faz parte do Programa Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde.

Se acaso você sofre com asma ou bronquite e está em busca de uma atividade física que te traga mais qualidade de vida, o yoga é uma opção. E o time do Zen Wellness vai te explicar detalhadamente o por quê. 

Sim, o yoga diminui os sintomas da asma 

Para quem não conhece, em resumo o yoga é uma prática milenar composta por três elementos:

  • Posturas físicas (asanas)
  • Exercícios respiratórios (pranayamas)
  • Meditação  

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Chinesa de Hong Kong, os pranayamas e as posturas que promovem alongamento são os responsáveis por beneficiar pacientes asmáticos – desde que tenham quadros leves ou moderados. 

Para chegar a essa conclusão, o estudo contou com 1048 voluntários. Em comum, todos tiveram menos crises de asma do que antes de inserir o yoga em suas rotinas. Além disso, notou-se uma melhora na qualidade de vida dos participantes.

Para sentir a diferença, o estudo pontua que é necessário praticar yoga ao menos duas vezes por semana. E, é claro, seguir o tratamento tradicional e o uso de remédios indicados pelo médico. 

Menos ansiedade 

Outras pesquisas mostram, ainda, que a prática regular de yoga ajuda a controlar a ansiedade. Pesquisadores acreditam que este benefício também é importante para quem tem asma, já que em casos de crise se torna mais fácil lidar com a situação e sair dela. 

Quer conhecer mais sobre yoga? Clique aqui e aproveite 7 dias gratuitos no Zen Wellness.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!