Você, provavelmente, já ouviu falar: o yoga é uma ferramenta potente na busca por autoconhecimento e controle emocional. Mas esses não são os únicos benefícios da prática. No total, ela age diretamente em doze sistemas corporais e, em consequência, traz benefícios a todos. No sistema pulmonar, por exemplo, pesquisas apontam que o yoga diminui os sintomas da asma e da bronquite.
É por isso que a modalidade faz parte do Programa Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde.
Se acaso você sofre com asma ou bronquite e está em busca de uma atividade física que te traga mais qualidade de vida, o yoga é uma opção. E o time do Zen Wellness vai te explicar detalhadamente o por quê.
Sim, o yoga diminui os sintomas da asma
Para quem não conhece, em resumo o yoga é uma prática milenar composta por três elementos:
- Posturas físicas (asanas)
- Exercícios respiratórios (pranayamas)
- Meditação
De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Chinesa de Hong Kong, os pranayamas e as posturas que promovem alongamento são os responsáveis por beneficiar pacientes asmáticos – desde que tenham quadros leves ou moderados.
Para chegar a essa conclusão, o estudo contou com 1048 voluntários. Em comum, todos tiveram menos crises de asma do que antes de inserir o yoga em suas rotinas. Além disso, notou-se uma melhora na qualidade de vida dos participantes.
Para sentir a diferença, o estudo pontua que é necessário praticar yoga ao menos duas vezes por semana. E, é claro, seguir o tratamento tradicional e o uso de remédios indicados pelo médico.
Menos ansiedade
Outras pesquisas mostram, ainda, que a prática regular de yoga ajuda a controlar a ansiedade. Pesquisadores acreditam que este benefício também é importante para quem tem asma, já que em casos de crise se torna mais fácil lidar com a situação e sair dela.
Quer conhecer mais sobre yoga? Clique aqui e aproveite 7 dias gratuitos no Zen Wellness.