Yoga combate o estresse: relaxe com alguns minutos de prática

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Quando o assunto é yoga, uma coisa é certo: existem diversos mitos sobre a atividade milenar. Entre elas, uma das mais comuns é que se trata de uma prática para pessoas calmas.

Por acaso você concorda com isso?

Se acaso a resposta foi sim, temos uma notícia para te dar: é exatamente o contrário. Não precisa ser calmo para fazer yoga. Pelo contrário, pessoas nervosas se beneficiam muito e sentem a diferença desde as primeiras aulas.

Pois a prática de yoga combate o estresse

E não somos nós quem estamos falando, viu? Existem várias pesquisas que comprovam que, quando inserida na rotina, a atividade é benéfica para pessoas que têm altos níveis de estresse no dia-a-dia. 

Só para ilustrar, vamos falar de uma meta-análise publicada no Journal of Occupation Health. De acordo com o estudo, são atividades calmantes:

  • Yoga
  • Massagem terapêutica
  • Relaxamento muscular progressivo
  • Alongamento

Entre as quais, o yoga se mostrou a mais eficaz para aliviar o estresse ao final do expediente. Sendo, deste modo, ótima para evitar casos de burnout. Para chegar a esse resultado, 688 profissionais de saúde que trabalham sob constante pressão foram voluntários do estudo. 

Enquanto isso, outra pesquisa apontou que praticantes de yoga produzem menos ocitocina. A substância está ligada ao estresse. 

O Yoga trabalha a união e considera tanto aspectos físicos quanto emocionais, energéticos e espirituais. Quando direcionada corretamente, a prática produz efeitos na mente e essa, por sua vez, tem associação direta com o sistema nervoso”, explica Veridiana Julião, professora de yoga no Zen Wellness. 

Ainda de acordo com ela, é possível perceber desde as primeiras práticas sinais de desaceleração metabólica, aumento de fluxo sanguíneo e oxigenação. O que ajuda, entre outras coisas, a redução da pressão arterial.  Ou seja, uma vez que você insira a modalidade na sua rotina já vai começar a perceber a diferença. 

+ Clique aqui para entender como o yoga age no seu corpo

Como sentir os efeitos do yoga

É sempre importante alertar: a constância é a chave para resultados duradouros. Se acaso você quer começar a fazer yoga em casa, é só clicar aqui para aproveitar 7 dias de assinatura gratuita do Zen Wellness. 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!