Três maneiras de usar a meditação como forma de superação

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Muitas pessoas pensam que o para realizar uma meditação implica em parar de pensar ou de sentir, como se você fosse uma máquina, que possui um botão de “liga e desliga”. Acontece que nosso cérebro humano simplesmente não funciona assim.

Por mais que a gente queira se desligar e não pensar em absolutamente nada, sempre acabamos por pensar em alguma coisa – nem que seja em coisas mais supérfulas, como, por exemplo, na cor da roupa íntima que vou usar hoje.

O ato de meditar, portanto, não desliga completamente o cérebro: apenas direciona-o a relaxar o pensamento, dando uma pausa nas lembranças que preocupam, nas responsabilidades e pressões do dia a dia e dando a oportunidade de atentar, por exemplo, ao barulho do vento; ao som dos pássaros piando; dos carros passando na rua. Apenas para que, sem pensar em preocupação nenhuma, seja possível dar a nós mesmos uma chance de relaxar e aproveitar aquele momento apenas.

Trabalhar com o presente momento é a grande chave para evitar sofrimento ou ansiedade; quem sofre, normalmente, fica preso às ideias do passado e quem é ansioso, normalmente sente adrenalina pensando no que será do futuro – mesmo que este futuro seja amanhã.

Então, os três passos para superar qualquer tipo de estresse, sofrimento e ansiedade através da meditação são:

 

1- MENTALIZAR O “NADA”: Não pense no antes e no depois, apenas no agora, no presente minuto, no presente milésimo. Ao fechar os olhos, preste atenção aos pequenos ruídos à sua volta e às sensações que este momento está te proporcionando. Deixe o pensamento fluir apenas no agora’;

2- ESQUEÇA O PASSADO: De novo, vale ressaltar que amargurar o passado de nada adianta. O próprio nome diz: já passou. Está longe, enterrado. Supere-o, encare como um aprendizado e, principalmente, perdoe-o. Esta é a melhor forma de deixá-lo de vez para trás e seguir.

3- NÃO PENSE NO FUTURO: O futuro só será encarado quando virar presente, logo, deixe ele em seu lugar. Na hora de meditar, não pense no que está por vir, pense somente no agora.

Enfatizando essas três vertentes você, com certeza, alcançará a superação através do ato de meditar.

Que tal começar agora? Baixe GRÁTIS o Zen para iPhone ou Android. Ouça as melhores meditações guiadas separadas por assuntos específicos, perfeitas para o que você esteja precisando para aquele momento especial. Tudo na voz serena da vlogueira Juliana Goes.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!