Processo seletivo humanizado: candidatos merecem cuidados

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Você já deve saber a importância de cuidar da saúde mental e bem-estar de seus colaboradores. Aqui no Zen App, por exemplo, nós já trouxemos números que comprovam essa necessidade e também possíveis caminhos a serem seguidos.

Acontece que além de cuidar de quem está com você, é importante prestar atenção também nos profissionais que gostariam de fazer parte da sua equipe. 

Mesmo antes de saber se isso vai acontecer. 

E também depois de descobrir que não foram selecionados. 

Em outras palavras, o processo seletivo precisa ser humanizado

O IBGE estima que 9,2 milhões de brasileiros estão em busca de uma oportunidade de emprego. Para grande parte dessas pessoas, a rotina consiste em buscar oportunidades, se candidatar e aguardar. 

Aguardar. 

Aguarda. 

E continuar aguardando. 

Isso porque muitos processos seletivos não têm qualquer feedback para os candidatos. Os recrutadores prometem analisar o currículo e entrar em contato e depois somem. São dias de ansiedade, tristeza, irritação… o Linkedin, por exemplo, está cheio de relatos de pessoas que passaram por essa situação – bastante conhecida como ghosting corporativo. 

Além dos sumiços, recrutamentos também falham quando têm mais etapas do que são realmente necessárias ou testes enormes com um prazo muito curto de entrega.

Da próxima vez que for contratar, pergunte-se: esse teste de lógica sugerido pela plataforma tem lógica para a vaga que preciso preencher? Principalmente se o resultado for um dos parâmetros da triagem automática. Muitos talentos podem ser perdidos por conta disso. Já quando for solicitar testes, lembre-se que o candidato tem outras responsabilidades e que pode ser inviável entregar o que você está solicitando em 24 ou 48 horas.

Como fazer uma boa entrevista de emprego

A entrevista é outro momento que gera muito nervoso para quem está em busca de emprego. Esse, normalmente, é o último passo. E, por isso, uma pressão enorme está nos ombros da pessoa que vai sentar na sua frente. Tenha isso em mente quando recepcionar seus candidatos e:

  • Evite atrasar o horário combinado com os candidatos, o tempo de espera vai deixá-los ainda mais ansiedade
  • Receba-os de modo acolhedor e gentil 
  • Formule bem as perguntas e seja objetivo
  • Se a pessoa aparentar estar nervosa, oriente-a a respirar e se acalmar. Mostre que está tudo bem 
  • Abra espaço para que os candidatos façam perguntas

De modo geral, você não precisa contratar benefícios para ter um processo seletivo humanizado. Basta ter uma comunicação clara e aberta com os candidatos e tomar alguns cuidados básicos que já deveriam ser regra.

E aí, como está o seu processo seletivo? Cuidar da saúde mental do seu time começa já nesta etapa. Então, antes de montar o kit de boas-vindas, lembre-se de ser empático. E, se precisar de ajuda para oferecer benefícios de bem-estar, conte com o time do Zen!

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!