Pensamentos acelerados: 5 maneiras de parar o overthinking

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Você deita para dormir e, automaticamente, seu cérebro entra num looping de pensamentos que vão desde a lista de compras até respostas que não foram dadas em brigas. 

Às vezes isso acontece quanto você já dormiu. E então a noite foi perdida. 

Se identificou? Então, provavelmente, você está passando por um período de overthinking. Em resumo, isso significa que em determinados momentos o seu cérebro desenvolve uma série de pensamentos que é impossível de controlar. Na prática, esses pensamentos acelerados vem acompanhados de angústia e nervosismo. 

O que, a longo prazo, pode levar a ansiedade e a depressão. Por isso é importante perceber quando as preocupações são demasiadas e tentar controlar isso. Mas, calma, nós vamos te ajudar nessa. 

Maneiras de parar pensamentos acelerados

1. Entenda o que você está sentindo 

Não tem como interromper algo que você não entende. Então, comece por entender de onde vem esses pensamentos e dividi-los em tópicos. Assim você interrompe o fluxo infinito de pensamentos. 

2. Solução perfeita não existe

Na grande maioria dos casos, os pensamentos acelerados estão ligados a problemas e grandes desafios. Você quer controlar a situação ou então encontrar uma solução. 

Neste caso é importante entender que não dá para controlar tudo. E, ainda mais importante, que a solução perfeita é aquela possível no momento. Essa é uma mudança de pensamento que deve ser constante e não apenas nos momentos de overthink. 

3. Pare um pouco

Se for possível, se permita parar um pouco. 

Busque um pranayama para momentos de ansiedade e respire fundo. Repita este processo quantas vezes for necessário até que você consiga acalmar a sua mente. Além da respiração, sons e uma meditação também podem te ajudar. 

+ Respiração para acalmar: descubra o que são pranayamas

4. Busque locais abertos

Neste intervalo, se acaso for possível, vá para um ambiente aberto. Ter contato com a luz do sol e o ar livre é sempre um mecanismo importante na hora de acalmar. 

5. Repita palavras que trazem tranquilidade

Mantras são outro mecanismo para momentos como esse. Tente focar seus pensamentos em palavras que trazem amparo e positividade. 

Procure ajuda médica 

No caso desses pensamentos serem constantes e não diminuam de modo algum, o ideal é buscar ajuda de um profissional de saúde. Antes de mais nada, lembre-se que não é vergonha alguma precisar de apoio.

Sua saúde, tanto mental quanto física, deve ser prioridade sempre 🙂

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!