O primeiro contato com o yoga tende a ser um pouco confuso.
Isso porque, quando falamos em atividades físicas, a primeira imagem que vem à mente é muito movimento de corpo e barulho. Enquanto a prática do yoga tende a ser mais calma e silenciosa – para algumas pessoas, algo impossível de funcionar. O que leva a crenças como, por exemplo, o yoga ser uma religião.
O que, aliás, já falamos por aqui que não é verdade!
Assim como esse, vários outros mitos e dúvidas existem. Mas, a partir de hoje você vai saber de uma vez por todas o que é yoga. E, provavelmente, vai sentir vontade de começar a praticar a atividade física.
O que é yoga e sua origem
De acordo com registros históricos, o yoga existe há mais de 5 mil anos.
“A prática nasceu no Vale do Indo (atual Paquistão) , e foi significativamente marcada pela percepção sábia de Patanjali, que deixou registros contendo a base filosófica e espiritual da prática que é mantida até os dias atuais”, explica Veridiana Julião, professora no Zen Wellness.
Já em sua origem, a professora explica, a atividade buscava a evolução do homem. Para isso, o objetivo era unir corpo, mente e o meio (natureza). E, deste modo, trazer maior bem-estar a seus praticantes.
Para que isso seja possível, são trabalhados simultaneamente o corpo físico (através das posturas), a mente (com meditações) e a respiração.
No Brasil a prática de yoga é mais recente. Acredita-se que data mais ou menos há cerca de 100 anos. Entretanto, existem poucos registros sobre como a modalidade chegou ao país.
Benefícios e como funciona no nosso corpo
Com o passar dos anos e o aumento da popularidade do yoga em todo o mundo, inúmeras pesquisas buscam comprovar os seus benefícios. Antes de mais nada, é importante esclarecer que o yoga é sim uma atividade física. O que significa que você pode fazê-la no lugar da musculação, por exemplo.
Além de ajudar a tonificar os músculos e até a perder peso, o yoga ainda tem uma série de outros benefícios físicos e até mentais. Entre os quais se destacam:
- Diminuir sintomas da ansiedade
- Acalmar a mente
- Lidar melhor com a depressão
- Combater dores crônicas
- Diminuir dores na coluna
- Melhorar a flexibilidade
Tem mais informações sobre os benefícios do yoga neste post. Além disso, nós explicamos como ele age no corpo. Você pode conferir clicando aqui.