O poder do silêncio: o que a ciência diz sobre momentos silenciosos

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Sobra tempo para momentos silenciosos nos seus dias? 

Essa é uma pergunta difícil de responder. Afinal, nossa vida acontece ao redor de ruídos praticamente a todo tempo. Do telefone do escritório ao ventilador enquanto dormimos, quase sempre tem um barulhinho nos fazendo companhia. E a verdade é que, na maioria das vezes, a gente nem percebe esses ruídos.

Mesmo assim, eles têm efeitos. 

Em pesquisas recentes, foi constatado que quem tem 2 horas de silêncio diariamente tem mais desenvolvimento do cérebro. Além de melhorar a memória. Enquanto a poluição sonora está diretamente relacionada a questões como, por exemplo, insônia e problemas cardiovasculares. 

Esse é o poder do silêncio

E isso não é uma novidade. Em 2011, a Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou um relatório no qual estabeleceu uma relação entre ruídos excessivos e mortes por doenças cardíacas. De acordo com esse estudo, só na Europa Ocidental foram 3000 casos. 

Resumidamente, isso acontece porque o silêncio tem efeito calmante. 

+ Como escolher incensos? Aprenda a fazer as melhores compras

De acordo com um estudo publicado na revista Heart, dois minutos de silêncio trazem mais resultados do que ouvir música calma. Enquanto como resposta aos ruídos o nosso corpo fica estressado e, consequentemente, manifesta dores de cabeça, perda de concentração, ansiedade e até cansaço físico. Já que nosso cérebro fica ativo tentando entender o que está acontecendo.

Sabendo disso, fica claro que precisamos mudar a resposta daquela pergunta inicial e conseguir tempo para momentos silenciosos. 

Mas, como trazê-lo para a rotina diária?

Fugir para o alto do Tibete não é viável, e tão pouco a solução. O ideal é que você tenha um momento de refúgio na sua rotina. No qual encontre um lugar mais calmo e uma atividade que seja compatível com o silêncio. Vale, por exemplo: 

  • Ir caminhar na praia sem os fones de ouvido
  • Meditar por um minuto antes de levantar da cama
  • Deitar sem o celular por perto
  • Relaxar enquanto faz um escalda-pés ou recebe uma massagem

Segundo especialistas, o indicado é ter momentos de silêncio no decorrer do dia. Ao amanhecer, a tarde e antes de dormir. Pois cada uma delas terá uma função diferente. Mas a gente sabe que não é fácil inserir novos hábitos à rotina e tão pouco é simples se acostumar ao silêncio. Por isso, indicamos que comece aos poucos e vá sentindo como esses momentos impactam seus dias.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!