Por vezes negligenciamos a nossa alimentação. Fazemos escolhas mais fáceis ou vamos pulando as refeições quando precisamos de mais tempo para fazer outra coisa. Essa atitude vai aos poucos prejudicando a nossa saúde como um todo, e é nesse momento que o mindful eating entra para nos ajudar.
Quantas vezes você já não pulou uma refeição por que precisava terminar um relatório? Chega a ser inevitável, quando precisamos fazer algo que julgamos urgente vamos dando menos importância para condições essenciais, como dormir e comer.
Para saber como o mindful eating pode ajudar você a ter uma relação mais harmoniosa com os alimentos, quais os benefícios e como começar a praticar, continue lendo!
O que é mindful eating?
Como o próprio nome já sugere, o mindful eating quer dizer comer com consciência. A prática, que tem como base a atenção plena, popularmente conhecido como mindfulness, surge para mudar a nossa relação com a comida.
Ao contrário do que muitos pensam, ela não está relacionada com dietas ou restrição alimentar. Tão menos tem envolvimento direto com estilos de vida, como o veganismo, por exemplo. Ela nada mais é do que uma prática de autocuidado e saúde muito valiosa, principalmente nos nossos dias atuais.
Nem sempre temos tempo de realizar uma refeição com calma e atenção, e por vezes, vamos pelo que é mais rápido e prático. Essa atitude ao longo prazo acaba por prejudicar a nossa saúde e qualidade de vida.
Quais são os benefícios?
Os principais benefícios do mindful eating são:
- Autoconsciência: a prática estimula a escolha consciente, assim como o respeito ao próprio corpo. Quando paramos para dedicar, de fato, tempo para a nossa alimentação, vamos fazendo escolhas melhores, e com isso vamos evitando alimentos que antes estavam fazendo mal ao nosso corpo.
- Autoconhecimento: um dos grandes benefícios é sem dúvidas o autoconhecimento, saber distinguir a fome da vontade de comer. Em muitos casos, somos tomados pela fome emocional por não conseguirmos compreender se a fome é uma necessidade ou apenas uma vontade das nossas emoções.
- Prazer em comer: retomar o prazer em comer e até de preparar o próprio alimento é algo que realmente muda a nossa relação com a comida. Além de darmos valor aos alimentos que escolhemos, nos sentimos gratos e realizados ao comer.
Como praticar?
Agora que você já sabe o que é o mindful eating e os principais benefícios, é hora de saber como começar a praticar.
Para começar, é necessário compreender que é preciso cultivar a atenção todos os dias, em todas as suas refeições. Pensando nisso, separamos algumas dicas especiais para você!
1 – Desconecte-se
Honre a hora da sua refeição e dedique esse tempo exclusivamente para isso. Nesse momento, deixe de lado o celular, a televisão e tudo aquilo que costuma fazer no momento da sua refeição. Sabemos que muitas pessoas utilizam esse momento para responder mensagens ou fazer alguma outra coisa, e isso é um hábito que deve ser encerrado.
2 – Prepare-se
Sente-se confortavelmente e antes de iniciar a sua refeição, observe a si mesmo. A auto-observação ajuda a ancorar a sua mente no momento presente. Reflita por alguns instantes sobre os sentimentos e emoções que está sentindo no momento, e identifique se algo está lhe incomodando.
Essa atitude de se preparar antes de começar a se alimentar vai ajudar você a distinguir se existe alguma vontade que pode ser negociada ou se realmente está precisando se alimentar.
3 – Aproveite a sua refeição!
Depois de realizar os passos anteriores, aproveite a sua refeição. Feche os olhos a cada garfada, sinta realmente os sabores e a textura do alimento.
Aprecie também o momento como um todo, se você costuma almoçar com alguém, aproveite também a companhia dessa pessoa. Permita-se estar presente nesse momento!
Para que você possa estimular a atenção plena durante o seu dia, conheça o programa “Corpo Saudável” disponível no Zen app.
Corpo Saudável – Alimentação Consciente [Começar Agora]
Baixe agora o Zen e descubra esse e outros conteúdos que vão ajudar você na sua jornada de autoconhecimento! Disponível para iPhone e Android.