Meditação e atividade física: existe maneira certa de conciliar?

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Pode parecer que não, mas meditação e atividade física podem ser aliadas. 

Afinal, ambas as atividades são benéficas no que diz respeito aos sintomas da ansiedade e depressão, certo? Além disso, quem faz meditação aprende a respirar melhor e, assim, pode ter um melhor desempenho em uma série de esportes. Eu, por exemplo, sinto que consigo correr mais desde que comecei a meditar. 

O motivo? Não só aprendi a focar na respiração como a controlar os pensamentos. Também tenho mais facilidade de focar nos meus objetivos. 

Quando percebi isso, comecei a tentar encontrar uma maneira de conciliar a meditação e a atividade física. E então veio a pergunta: 

Qual o melhor horário para meditar?

No que diz respeito à rotina, o melhor horário é o que você tem disponível e aquele que se encaixa com a sua meta. 

+ Respiração para se acalmar: descubra o que são pranayamas

Vou me usar mais uma vez de exemplo: sempre meditei à noite, pois queria alcançar um sono mais profundo. Porém, quando percebi o impacto da meditação para as atividades físicas, surgiu a possibilidade de meditar antes ou durante. E descobri que ambas são possíveis. 

Meditação pré-treino

De acordo com uma série de estudos, meditar antes da prática de atividades físicas pode ajudar a melhorar seu desempenho. Você não precisa deixar de fazer sua meditação pela manhã ou à noite. A ideia é focar durante alguns minutos para, deste modo, estar mais concentrado na hora de se exercitar. 

Uma meditação de 5 minutos já fará diferença. 

Meditação ativa durante atividades físicas

Outra possibilidade é meditar durante o exercício. A chamada “meditação ativa” é, em resumo, a prática de meditação enquanto você faz outras atividades. Pode ser, por exemplo, limpar a casa, cozinhar ou correr. 

Aliás, a meditação ativa mais comum é a feita durante a caminhada. Seu foco deve ficar nos seus passos, respiração e o chão onde pisa. Para algumas pessoas é mais fácil meditar assim do que parado. 

Para outras atividades o contexto é o mesmo: foque sua mente e pensamentos nos movimentos do seu corpo e no ambiente e, sempre que pensamentos vierem, busque não absorvê-los e volte a atenção ao presente

E aí, vamos meditar?

Se acaso você quer tentar meditar, baixe o Zen App agora mesmo e teste os conteúdos gratuitamente. O app tem meditações guiadas e mindfulness para diversos objetivos.  

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!