Segurança psicológica : especialista explica como melhorar índices

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

De acordo com a pesquisa “BetterWork: Radiografia do comprometimento e engajamento organizacional”, feita pela Betterfly em conjunto com a Critéria, 6 em cada 10 colaboradores consideram que o ambiente de trabalho no qual estão inseridos não é bom. Além disso, indicadores relacionados ao bem-estar dessas pessoas também são ruins. O estudo – feito em julho de 2023 no Brasil, Argentina, Colômbia, México e Peru, com mais de 1.300 pessoas colaboradoras – mostra que, para 60% dos entrevistados, não há equilíbrio ou harmonia entre as horas pessoais  e 67% não se sentem reconhecidos pelo bom desempenho que exercem em suas empresas.

Diante destes números, nota-se a ausência de fatores que fazem a diferença para que haja um suporte às necessidades individuais dos colaboradores e ao  reconhecimento profissional, como é o caso da segurança psicológica. Conceito crucial quando o assunto é produtividade e que foi apresentado pela psicóloga do Zen App, Carolina Pedrini, no programa Lidere com segurança

Mas, o que é segurança psicológica?

Resumidamente, o conceito existe desde a década de 60. Mas, passou a ser explorado com mais atenção no contexto empresarial a partir dos anos 90, depois de um estudo da pesquisadora de Harvard, Amy Edmondson (autora de ‘A Organização Sem Medo’).

“Ela estava fazendo um estudo para entender quais fatores levavam a erros críticos dentro dos hospitais”, explica. “A primeira conclusão foi de que times com melhor trabalho em equipe erravam com mais frequência”.  

+ Autocuidado diário: ações simples que vão mudar sua rotina

Com base nesse dado, o estudo foi aprofundado e aí surge a ligação de segurança psicológica e trabalho. Os times que trabalhavam melhor em equipe, na verdade, enxergavam e reportavam os erros com mais facilidade. Enquanto no cenário oposto evitava-se falar sobre os erros por medo de represálias. 

“Mais do que um ambiente amistoso, um local com segurança psicológica precisa de confiança, empatia, abertura para vulnerabilidades e lideranças humanizadas”, explica a psicóloga do Zen App. 

De acordo com ela, todos os pontos levantados pela pesquisa como ausência são, também, indicadores de um ambiente seguro ou não psicologicamente. Neste sentido, os primeiros passos para reverter a situação são: 

  • Treinar líderes para exercerem a liderança;
  • Estar aberto a ouvir feedbacks e ideias de forma construtiva;
  • Criar um ambiente acolhedor para tentativas e erros;
  • Oferecer acolhimento e escuta ativa;
  • Boas relações dentro do trabalho.

Esses esforços, inclusive, devem partir dos líderes e diretores. De quem espera-se paciência e dedicação para fazer a mudança acontecer. 

“Às vezes, você muda a cultura e visão da empresa, mas as pessoas ainda se sentem acanhadas. É preciso trabalhar para mostrar essas mudanças, convidar pra fazer parte, insisitir”, explica no programa,  que já está disponível, gratuitamente, no Zen App. 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!