Ideias para decorar seu espaço de meditação em casa

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

Se você está à procura de um oásis calmo para sair de um mar de estresse ao adentrar em casa, ter um espaço de meditação só seu pode ser a escolha perfeita. E decorar seu cantinho de meditação pode ser tão suave e recompensador quanto uma leve brisa no rosto. 

Se inspire nessas ideias e tenha um espaço de meditação belo e funcional.

1) Organização inspirada no zen

Os espaços zen não têm desordem e são minimalistas. Seu objetivo é excluir os excessos. Portanto, a primeira tarefa a ser executada para decorar seu espaço de meditação é limpar e organizar. Livre-se do que não precisa e até reconsidere as coisas que acha que precisa.

Lembre-se, o espaço de meditação é para relaxar o corpo e a mente, então, nada de excessos por aqui.

2) Paleta de cores neutras

Seja numa sala, num quarto, no jardim ou na varanda, dê preferência a um esquema de cores neutro. A harmonia da paleta de cores tem o poder de mudar instantaneamente seu humor, assim, ao entrar no seu espaço de meditação você será arrebatado por uma onda de calmaria e paz.

Se você gosta do colorido, procure harmonizar. As cores mais suaves da natureza são muito zen. Cores chamativas ou vívidas tendem a promover agitação, mas isso não significa que sua decoração precisa ser isenta cor. 

3) Linhas limpas

Os móveis e peças decorativas que você escolher podem ter linhas simples. Não há necessidade de sofás, poltronas ou cadeiras específicos. Móveis do seu dia a dia, em cores sóbrias e com um toque asiático podem funcionar muito bem. Há muitas peças que você pode reunir para ajudar a criar linhas limpas no seu espaço de meditação, mas não há necessidade de sobrecarregar o ambiente. Prefira a simplicidade e a leveza.

4) Tecidos leves

Se você adicionar almofadas ou futons, saiba que os tecidos leves agradam a alma e os olhos. Cores suaves funcionam melhor. Tecidos orgânicos são um material muito durável. Um algodão cru agradável e aveludado também tem ótima textura e não mostra derramamentos ou manchas tão facilmente quanto alguns tecidos sintéticos. 

5) Iluminação

A cobertura das janelas também pode ser a mais simples possível. As cortinas brancas ou naturais lisas, sem ornamentação, são perfeitas. Se desejar mais privacidade, as cortinas de bambu se harmonizarão com todos os outros elementos naturais da sala.

A iluminação embutida é perfeita para criar um ambiente relaxante, simples e organizado. Mas a luz de leitura também pode ser útil. Escolha uma lâmpada com um tom de papel de arroz e linhas simples para a atmosfera perfeita. Se você preferir, velas e luminárias podem dar um ar de aconchego.

6) Ornamentação

Adicione elementos naturais sempre que possível. Plantas, bambu, pedras lisas e água podem ser usadas para elementos decorativos. O som da água é maravilhosamente calmante, portanto, se puder adicionar um recurso de água ao ambiente, como uma pequena fonte, o tornará mais tranquilo ainda. 

Um espaço de meditação com decoração minimalista e elegante está mais perto do que você imagina. Tudo pode ser pensado para acalmar o espírito e os olhos e se tornar o refúgio perfeito para um momento de conexão e tranquilidade.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!