Estressada? Confira 10 dicas que ajudam a lidar com essa situação

Por Zen App

Tempo de leitura: 4 minutos

Está tudo bem, existem dias ou até mesmo uma semana em que a tensão e o estresse tomam contam do nosso ser. Entretanto, isso não quer dizer que você não possa fazer nada para se sentir melhor quando estiver estressada.

Seja no trabalho, no trânsito, na faculdade, em casa ou até mesmo em todos esses lugares, estar totalmente tranquila e relaxada pode ser um grande desafio quando as coisas aparentam não dar certo.

Por isso, quando se sentir estressada e estiver precisando relaxar e retomar o seu equilíbrio, experimente seguir essas 10 dicas! 

Como saber se estou estressada? 

Além das reações comuns como: irritabilidade, nervosismo e as áreas de tensão pelo corpo, existem outros sintomas físicos e também diferentes tipos de estresse. 

Sabe quando você tem uma grande lista de atividades para ser executada e um prazo curto para concluir? É comum que surja a ansiedade, que pode fazer com que você tenha ainda mais dificuldade e clareza mental para conseguir dar ao menos andamento a esse processo. 

Além disso, o estresse também pode aparecer. Pois, quando não conseguimos lidar emocionalmente com determinada situação, ela acaba expressando sintomas físicos no corpo. 

Dores de cabeça, gastrite, cansaço constante, dificuldade para dormir e a tensão muscular são alguns dos sintomas que surgem quando se está estressada. 

10 dicas para desestressar

Se tem algo que torna a situação ainda mais complexa de se lidar é quando perguntam: nossa, mas você está tão estressada. Essa frase acaba sendo um gatilho para que a situação, que já estava difícil de lidar, se torne ainda mais intensa.

No entanto, existem algumas dicas e práticas simples que podem ajudar você a desestressar e a retomar o equilíbrio e o relaxamento necessário. Confira! 

1 – Assuma que está estressada

Lembra do gatilho que acabei de escrever acima? Então, é estranho reconhecer que estamos passando por um momento de estresse ou tensão em nossa vida. 

Tanto que quando alguém identifica isso em nós tudo parece piorar, e guardar ou tentar esconder que se está estressada pode acarretar transtornos ou doenças sérias, como o burnout

Assumir que está estressada, mesmo que por poucos minutos, vai permitir que você de fato esteja aberta a se ajudar ou a procurar ajuda para reestabelecer o equilíbrio. 

2 – Alongue-se

A tensão muscular, como citamos acima, é um dos sintomas do estresse. Se você não puder fazer uma massagem em algum intervalo do seu dia, experimente se alongar. 

Concentre-se nesse momento e em cada parte do seu corpo que irá alongar. É válido destacar que você muitas vezes não precisa fazer um alongamento longo ou realizar muitos movimentos.

A intenção é que alive a tensão e acorde o seu corpo enquanto se alonga.

3 –  Inspire, expire e não pire! 

A respiração além da função fisiológica também é responsável por integrar mente e corpo. Através dela é possível aliviar a ansiedade, tranquilizar os pensamentos e até reduzir o estresse. 

A Juliana Goes, cofundadora do Zen, tem um vídeo excelente para que você consiga se acalmar e relaxar quando estiver estressada. 

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=_56D3PYRWIM[/embedyt]

Aqui no blog já comentamos sobre a importância e também listamos técnicas de respiração

4 – Escreva os motivos pelos quais está assim

Escrever é uma ótima ferramenta que ajuda a aliviar os pensamentos e a compreender melhor os sentimentos e reações que temos ao longo da vida. 

Não apenas para os momentos de estresse, mas sempre que precisar clarear a mente para absorver melhor uma situação, escreva! 

Coloque tudo que está sentindo e perceba que conforme você escreve a tranquilidade vai aumentando. 

5 –  Exercite o seu corpo

Pratique alguma atividade que ajude a aliviar a tensão. Pode ser uma caminhada, corrida, alguma luta ou até mesmo ioga. 

Faça algo que mexa o seu corpo para que ele possa aliviar todo o incômodo e tensão que seu corpo estiver se sentindo.

6 – Experimente meditar

Por mais que você já tenha tentado em algum outro momento, experimente outra técnica ou desenvolva o seu próprio estilo de meditar.

Atualmente existem diferentes formas de meditar, inclusive aplicativo de meditação que torna o aprendizado e a prática mais simples. 

Com a meditação guiada “Xô, estresse” a concentração pode até não surgir nos primeiros minutos, mas ao longo da meditação é possível perceber o corpo relaxar e o estresse ir embora. 

XÔ, ESTRESSE [OUVIR AGORA]

tela da meditação guiada "Xô, estresse" disponível no Zen app para praticar quando estiver estressada

7 – Crie e ouça uma playlist exclusiva para esses momentos

Dias corridos e de estresse? Saiba que a música pode despertar as mais diversas sensações em cada pessoa. Tanto que existem músicas com a capacidade de ajudar a dormir melhor, despertar a felicidade e até aumentar a concentração.

Crie uma playlist e coloque suas músicas favoritas, aquelas que te relaxam ou transmitem felicidade.

8 –  Fique em silêncio

Os ruídos e muita agitação externa podem aumentar deixar você ainda mais estressada. Por isso, se não puder escutar as suas músicas favoritas, tente ficar em silêncio ou em um local silencioso. 

Principalmente se estiver sentindo dor de cabeça, essa atitude irá contribuir para o alívio da dor.

9 – Converse com alguém sobre o que está sentindo

Procure alguém com quem você possa conversar sobre as razões pelas quais tem se estressado. Às vezes tudo o que você precisa é contar para outra pessoa como tem sido os seus dias. 

Essa atitude ajuda principalmente em casos que onde o estresse é constante e que você precisa de ajuda para cuidar da sua saúde mental.

10 – Hidrate-se e alimente o seu corpo

Por vezes o estresse pode fazer com que você pule refeições, esqueça de tomar água ou até mesmo faça com que você se alimente acima do necessário. 

É importante cuidar do corpo, ter uma alimentação saudável e hidratar o seu organismo para que ele funcione bem e não acarrete problemas de saúde. 

Você pode seguir uma ou outra dica dessa lista, combinar as que mais faz sentido para você ou que se encaixam melhor para a sua rotina. 

O importante é ter consciência de que o estresse quando constante pode sim ser prejudicial, por isso o equilíbrio emocional e atividades que estimulem o bem-estar são tão importantes. 

Nunca é tarde para criar novos hábitos e alcançar a qualidade de vida. Para isso, conheça o programa “Mudando Hábitos“, disponível no Zen app. 

Baixe grátis! Disponível para iPhone e Android. 

 

 

 

 

1 comentário
regiane patrícia
18/06/2019 às 17:12

Adorei às dicas ! Um abraço .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!