Criança interior: como curar as feridas emocionais que carregamos

Por Zen App

Tempo de leitura: 4 minutos

Poucos de nós passamos a infância sem nos machucar, seja de forma física ou emocional. Se olhar para trás, provavelmente irá se lembrar de uma situação ou outra, e descobrirá que existe uma criança interior que tem feridas que precisam ser curadas.

Quando somos crianças vivemos de maneira totalmente autêntica, nos expressamos sem medo de julgamentos e conseguimos manter a nossa essência viva.

Até o momento que algo que escutamos ou vimos nos impacta de forma muito profunda, e isso nos marca de uma maneira profunda e diminui a expressão da nossa verdadeira essência.

Para descobrir mais sobre a importância da nossa criança interior e o que podemos fazer para curá-la e devolver todo o seu brilho, continue lendo!

As feridas emocionais que carregamos da infância

Quais são as primeiras características e sentimentos que você tem quando lembra de uma criança?

As crianças despertam os mais nobres sentimentos e qualidades, elas são sinal de alegria, de diversão, autenticidade, amor, pureza, etc.

Quando pequenos também despertávamos esses sentimentos e qualidades aos adultos a nossa volta. Até o momento em que aconteceu algo que nos magoou profundamente, que fez com a gente chorasse, se escondesse em algum lugar, ou simplesmente mudasse a nossa postura diante da vida.

Não é preciso imaginar coisas grandiosas que podem ter acontecido, um simples não ou uma crença limitante que absorvemos dos nossos pais já é capaz de nos deixar receosos.

Entretanto, como éramos pequenos não sabíamos como lidar com esses sentimentos, não conseguíamos compreender, por isso nos fechamos e crescemos assim, nos limitando para várias coisas.

Os reflexos na vida adulta

Quando adulto lidar com algumas situações se torna fácil, afinal já se está maduro o suficiente, não é mesmo? Nem sempre.

Pode acontecer de ser mais natural lidar com algumas situações, mas pode ser extremamente doloroso lidar com outras. As feridas emocionais que não foram curadas e que ainda assombram a nossa criança interior, reflete em vários aspectos de nossa vida.

A baixa autoestima de hoje pode indicar a falta de atenção ou a necessidade de agradar a todo custo que tivemos no passado. Assim como as crises de ansiedade, que podem ter relação direta com algo que nos aconteceu, e não apenas com a vida agitada que levamos.

A criança que fomos um dia ainda permanece com a gente, e sempre terá grande influência em nossa vida.  Ignorar ou não querer cuidar dessa da criança interior só nos trará infelicidade, desequilíbrios e muita mágoa.

Como curar a criança interior

Antes de mais nada é preciso compreender que a criança interior pode estar muito magoada, e que talvez não queira conversar com você e resolver as coisas de imediato.

Talvez você esteja pensando também que não estou falando nada com nada, afinal: como assim você vai conversar com a sua criança interior? Mas confie em mim, vocês vão conversar da maneira de vocês.

Curar a criança interior é um dos passos fundamentais no processo de autoconhecimento. Porque ela nos ajuda a reencontrar a nossa essência e a tornar a vida mais leve, a jornada mais tranquila.

Para iniciar esse processo de cura, eu recomendo que você comece a fazer o seguinte:

  • Voltar a dar vida as coisas, e não ter medo se isso fará você falar sozinho;
  • Resgatar sua comida, música, lugares e passeios favoritos da sua infância;
  • Rever fotos, lembrar de momentos que resgatem o sentimento de felicidade.

Se você se comprometer a realizar uma dessas atividades ao menos uma vez na semana, o contato com ela será natural.

Algo que vem me ajudando demais a curar a minha criança interior é a meditação guiada Criança Interior, na voz da Juliana Goes, a co-fundadora do Zen App.

Lembra que comentei que a sua criança interior pode não querer conversar com você de imediato? Com essa meditação você vai sentir a sua presença e vai iniciar o seu processo de cura.

É uma meditação profunda, mas que qualquer pessoa pode praticar, independente se já tem a meditação como um hábito ou não.

Como temos feridas e processos de cura que naturalmente serão diferentes, é interessante praticar uma primeira vez e ir experienciando. Dessa forma você irá conseguir compreender com qual frequência você precisa praticar.

CRIANÇA INTERIOR [OUVIR AGORA

tela da meditação guiada Criança Interior disponível no Zen App

Nunca se esqueça da criança que exista dentro de você, sempre que possível a desperte. Ela é a sua essência, responsável por trazer a alegria e o amor para a sua vida.

Os benefícios de curar a criança interior são vários, principalmente quando você começa a meditar. Porque você também vai absorver os benefícios da meditação, de maneira geral o processo de cura irá: 

  • Aliviar a tensão e a ansiedade;
  • Melhorar o equilíbrio emocional;
  • Melhorar nossos relacionamentos interpessoais;
  • Fortalecer a saúde mental;
  •  Desenvolver o autoconhecimento;
  • Melhorar a qualidade do sono;
  • Despertar o amor-próprio;
  • Trabalhar positivamente a autoestima. 

Permita-se olhar com carinho e lembrar da criança que foi um dia e que ainda existe dentro de você. De forma verdeira, será que ela sentiria orgulho ou gostaria do adulto que você se tornou? Traga para o hoje a vitalidade, o brilho no ar, o amor pelas pessoas e pelas coisas.

Cure as feridas emocionais que estão aí dentro, para que você possa se sentir livre e pronto para iniciar a sua jornada de vida.

Para descobrir mais meditações para desenvolver o autoconhecimento e o equilíbrio emocional, baixe agora o Zen!

São diversas ferramentas, como meditações guiadas, vídeos, reflexões, trilhas e mantras que vão ajudar você a reencontrar a sua criança interior e se autodesenvolver cada vez mais. Disponível para iOS e Android

3 Comentários
silvia betti
27/03/2019 às 10:45

Passei por um fato recente que me fez olhar pra minha criança interior e ver o quanto ela está ferida, reprimida… Estou pesquisando agora e preciso de ajuda para curá-la, até por questão de sobrevivência. Me sinto perdida… entendi muita coisa da minha vida, do meu comportamento e isso está sendo assustador. Não sei como me reconciliar com essa criança, não sei como acolhê-la, não sei como curá-la. Está doendo muito

daniele rodrigues
01/08/2019 às 18:35

Silvia, vc ja ouviu falar em Johrei? Procure um Johrei Center, vai ajudar muuuito! É gratuito. Além disso, existe as medicinas da floresta com rituais de cura interior. Que Deus te abençoe!

joseane
09/08/2022 às 19:29

Sou messiânica há 18 anos, recebendo johrei melhorei da depressão, mas não consegui curar minha vida e nem minhas feridas da infância. Estou fazendo terapia e descobrindo todas elas, e não sei como curar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!