Poucos de nós passamos a infância sem nos machucar, seja de forma física ou emocional. Se olhar para trás, provavelmente irá se lembrar de uma situação ou outra, e descobrirá que existe uma criança interior que tem feridas que precisam ser curadas.
Quando somos crianças vivemos de maneira totalmente autêntica, nos expressamos sem medo de julgamentos e conseguimos manter a nossa essência viva.
Até o momento que algo que escutamos ou vimos nos impacta de forma muito profunda, e isso nos marca de uma maneira profunda e diminui a expressão da nossa verdadeira essência.
Para descobrir mais sobre a importância da nossa criança interior e o que podemos fazer para curá-la e devolver todo o seu brilho, continue lendo!
As feridas emocionais que carregamos da infância
Quais são as primeiras características e sentimentos que você tem quando lembra de uma criança?
As crianças despertam os mais nobres sentimentos e qualidades, elas são sinal de alegria, de diversão, autenticidade, amor, pureza, etc.
Quando pequenos também despertávamos esses sentimentos e qualidades aos adultos a nossa volta. Até o momento em que aconteceu algo que nos magoou profundamente, que fez com a gente chorasse, se escondesse em algum lugar, ou simplesmente mudasse a nossa postura diante da vida.
Não é preciso imaginar coisas grandiosas que podem ter acontecido, um simples não ou uma crença limitante que absorvemos dos nossos pais já é capaz de nos deixar receosos.
Entretanto, como éramos pequenos não sabíamos como lidar com esses sentimentos, não conseguíamos compreender, por isso nos fechamos e crescemos assim, nos limitando para várias coisas.
Os reflexos na vida adulta
Quando adulto lidar com algumas situações se torna fácil, afinal já se está maduro o suficiente, não é mesmo? Nem sempre.
Pode acontecer de ser mais natural lidar com algumas situações, mas pode ser extremamente doloroso lidar com outras. As feridas emocionais que não foram curadas e que ainda assombram a nossa criança interior, reflete em vários aspectos de nossa vida.
A baixa autoestima de hoje pode indicar a falta de atenção ou a necessidade de agradar a todo custo que tivemos no passado. Assim como as crises de ansiedade, que podem ter relação direta com algo que nos aconteceu, e não apenas com a vida agitada que levamos.
A criança que fomos um dia ainda permanece com a gente, e sempre terá grande influência em nossa vida. Ignorar ou não querer cuidar dessa da criança interior só nos trará infelicidade, desequilíbrios e muita mágoa.
Como curar a criança interior
Antes de mais nada é preciso compreender que a criança interior pode estar muito magoada, e que talvez não queira conversar com você e resolver as coisas de imediato.
Talvez você esteja pensando também que não estou falando nada com nada, afinal: como assim você vai conversar com a sua criança interior? Mas confie em mim, vocês vão conversar da maneira de vocês.
Curar a criança interior é um dos passos fundamentais no processo de autoconhecimento. Porque ela nos ajuda a reencontrar a nossa essência e a tornar a vida mais leve, a jornada mais tranquila.
Para iniciar esse processo de cura, eu recomendo que você comece a fazer o seguinte:
- Voltar a dar vida as coisas, e não ter medo se isso fará você falar sozinho;
- Resgatar sua comida, música, lugares e passeios favoritos da sua infância;
- Rever fotos, lembrar de momentos que resgatem o sentimento de felicidade.
Se você se comprometer a realizar uma dessas atividades ao menos uma vez na semana, o contato com ela será natural.
Algo que vem me ajudando demais a curar a minha criança interior é a meditação guiada Criança Interior, na voz da Juliana Goes, a co-fundadora do Zen App.
Lembra que comentei que a sua criança interior pode não querer conversar com você de imediato? Com essa meditação você vai sentir a sua presença e vai iniciar o seu processo de cura.
É uma meditação profunda, mas que qualquer pessoa pode praticar, independente se já tem a meditação como um hábito ou não.
Como temos feridas e processos de cura que naturalmente serão diferentes, é interessante praticar uma primeira vez e ir experienciando. Dessa forma você irá conseguir compreender com qual frequência você precisa praticar.
CRIANÇA INTERIOR [OUVIR AGORA]
Nunca se esqueça da criança que exista dentro de você, sempre que possível a desperte. Ela é a sua essência, responsável por trazer a alegria e o amor para a sua vida.
Os benefícios de curar a criança interior são vários, principalmente quando você começa a meditar. Porque você também vai absorver os benefícios da meditação, de maneira geral o processo de cura irá:
- Aliviar a tensão e a ansiedade;
- Melhorar o equilíbrio emocional;
- Melhorar nossos relacionamentos interpessoais;
- Fortalecer a saúde mental;
- Desenvolver o autoconhecimento;
- Melhorar a qualidade do sono;
- Despertar o amor-próprio;
- Trabalhar positivamente a autoestima.
Permita-se olhar com carinho e lembrar da criança que foi um dia e que ainda existe dentro de você. De forma verdeira, será que ela sentiria orgulho ou gostaria do adulto que você se tornou? Traga para o hoje a vitalidade, o brilho no ar, o amor pelas pessoas e pelas coisas.
Cure as feridas emocionais que estão aí dentro, para que você possa se sentir livre e pronto para iniciar a sua jornada de vida.
Para descobrir mais meditações para desenvolver o autoconhecimento e o equilíbrio emocional, baixe agora o Zen!
São diversas ferramentas, como meditações guiadas, vídeos, reflexões, trilhas e mantras que vão ajudar você a reencontrar a sua criança interior e se autodesenvolver cada vez mais. Disponível para iOS e Android
Passei por um fato recente que me fez olhar pra minha criança interior e ver o quanto ela está ferida, reprimida… Estou pesquisando agora e preciso de ajuda para curá-la, até por questão de sobrevivência. Me sinto perdida… entendi muita coisa da minha vida, do meu comportamento e isso está sendo assustador. Não sei como me reconciliar com essa criança, não sei como acolhê-la, não sei como curá-la. Está doendo muito
Silvia, vc ja ouviu falar em Johrei? Procure um Johrei Center, vai ajudar muuuito! É gratuito. Além disso, existe as medicinas da floresta com rituais de cura interior. Que Deus te abençoe!
Sou messiânica há 18 anos, recebendo johrei melhorei da depressão, mas não consegui curar minha vida e nem minhas feridas da infância. Estou fazendo terapia e descobrindo todas elas, e não sei como curar.