Controlar os sintomas da ansiedade: 3 ações para se sentir melhor

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Ser uma pessoa ansiosa não é algo fora do comum. 

Afinal, a ansiedade é um sentimento natural do ser humano. Nós ficamos com frio na barriga esperando uma data importante, roemos as unhas enquanto atualizamos o e-mail várias vezes no decorrer do dia… nenhuma novidade. O problema é que, às vezes, esse sentimento que faz parte da vida nos faz paralisar a vida

Neste caso, é importante ficar atento e buscar controlar os sintomas da ansiedade. Para que, futuramente, ela não evolua para algo mais sério. 

Sim, é possível controlar os sintomas de ansiedade

Quando falamos da ansiedade como sentimento, é possível evitá-la apenas inserindo alguns hábitos na rotina. Também dá para controlar aqueles sintomas que surgem quando estamos num pico de tensão ou pressão. 

Aliás, você sabe quais são os sintomas da ansiedade? Para além das pernas mexendo descontroladamente, também é ansiedade:

  • Diarreia
  • Falta de ar
  • Cansaço o tempo inteiro
  • Alterações do sono
  • Coração acelerado

Quando você se sentir assim, vale a pena seguir as dicas que vamos compartilhar a seguir. 

1. Dê uma atenção a sua respiração

Normalmente nós respiramos para sobreviver, ou seja, nossa respiração está no automático. Em momentos de ansiedade, estresse ou medo a respiração é uma ferramenta importantíssima para nos acalmarmos e controlarmos. 

E isso é cientificamente comprovado, viu? 

Então, busque respirar fundo e prestar atenção na sua inspiração e exalação. Vai fazer toda a diferença. Se quiser algo mais potente, nós ensinamos alguns exercícios de respiração para acalmar a mente.

2. Entenda seus sentimentos 

Por que você está se sentindo assim? Muitas vezes, basta se perguntar isso para entender que está tudo bem e sem autocobrança, conseguir se acalmar. 

Faça esse questionamento e, além disso, desconfie dos pensamentos negativos. Muitas vezes nossa ansiedade está associada a pensar num futuro não muito bom. Mas ele sequer existe. Repetir palavras com sinônimo de tranquilidade podem ajudá-lo a Limpar a mente do que está fora do seu controle. 

3. Foque no aqui e no agora

Em resumo, a ansiedade é focar e sofrer pelo futuro ou por alguma insatisfação em relação ao passado. Por isso, o ideal é encontrar modos de focar no momento presente. Neste sentido, a prática da meditação pode te ajudar. 

Ansiedade vs. transtorno de ansiedade

É importante entender que existem diferenças entre a ansiedade enquanto um sentimento e o transtorno de ansiedade. Apesar dessas dicas serem valiosas também em casos mais graves, antes de mais nada é importante contar com a ajuda de um profissional. 

Se você se sente ansioso o tempo inteiro, procure ajuda de um profissional de psicologia. Com as orientações dadas por ele e essas dicas, seus dias ficarão muito mais tranquilos.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!