São inúmeros benefícios da prática do yoga. E sempre que dizemos isso surge um questionamento:
Mas como o yoga age no corpo? Por que é possível impactar de tantas maneiras?
Você já teve essa dúvida? Então hoje é seu dia de sorte! Pois nós vamos te explicar a seguir.
Os 12 sistemas corporais impactados pelo yoga
Em resumo, pode-se dizer que o yoga atua em 12 sistemas corporais diferentes. Mas pode se acalmar, nós sabemos que isso é bem vago e não vai tirar a sua dúvida. Por isso, a seguir vamos explicar detalhadamente o que acontece no seu corpo enquanto você faz uma aula de yoga.
Antes de mais nad, é preciso saber que mais simples que uma postura seja, ela é capaz de trabalhar em 12 sistemas corporais diferentes:
- Esquelético
- Muscular
- Respiratório
- Digestivo
- Eliminatório
- Urinário
- Circulatório
- Cardiovascular
- Linfático
- Nervoso
- Reprodutor
- Imunológico
De acordo com Veridiana Julião, professora de yoga no Zen Wellness, o funcionamento dos sistemas está interligado. Consecutivamente, os benefícios também estão. Por isso, uma ação que acontece no sistema digestivo, por exemplo, reflete no eliminatório e urinário.
Dito isso, vamos ao que interessa:
Como o yoga age no seu corpo
Para começar, a prática do yoga otimiza a circulação e a densidade óssea. Enquanto, no sistema muscular acontece a eliminação de resíduos e toxinas. O que faz com que dores e incômodos sejam reduzidos com o tempo, por exemplo.
Pesquisas já comprovaram que a execução dos pranayamas melhora a nossa capacidade respiratória. Por isso, sintomas de asma e crises de bronquite diminuem. Além disso, é possível sentir um maior controle emocional. O que leva a um impacto no funcionamento do sistema nervoso e digestivo e mais eficiência no eliminatório.
“Tudo no nosso corpo é interligado. O estômago, por exemplo, conversa muito com nosso emocional. Se você fica menos ansioso ou estressado, vai sentir menos desconfortos intestinais”, explica.
O impacto dos sistemas circulatório e cardiovascular também segue neste caminho.
Pois pesquisas comprovam que o yoga oferece estabilidade da frequência cardíaca. E, por isso, a pressão arterial fica menos instável. Além de ser possível prevenir uma série de problemas cardíacos. O sistema circulatório ainda é beneficiado pelas posturas que promovem torções e inversões. As mesmas também atuam no sistema linfático.
“Movimentos de isotonia e isomeria são comuns no yoga. O primeiro promove um melhor funcionamento do fluxo interno do seu corpo. Já o segundo favorece o bom funcionamento dos sistemas através da permanência”, explica.
Por fim, podemos dizer que a prática de yoga trabalha promovendo o equilíbrio interno. O que intensifica o bom funcionamento do sistema imunológico. Afinal, quem respirar e dorme bem e tem células e hormônios que protegem o corpo consegue ter mais equilíbrio e conexão entre corpo e mente.
Quer sentir estes benefícios no seu corpo? Então clique aqui e aproveite 7 dias de yoga grátis no Zen Wellness!