Como meditar corretamente: será que você está meditando certo?

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Será que estou meditando certo? 

Se acaso você já tentou meditar, provavelmente se fez essa pergunta em algum momento. É normal. Afinal, meditar é algo totalmente novo e, ao mesmo tempo, que traz uma série de mitos e dúvidas consigo. 

Quem nunca viu uma imagem de uma alma sair do corpo durante uma meditação?

Ou, então, pensou que precisava ficar com o cérebro totalmente em silêncio?

Pois é, antes da primeira meditação nós já temos algumas ideias do que deveria acontecer durante a prática. E quando elas não acontecem, surge a dúvida que nos paralisa e, às vezes, até desmotiva.

Por isso, vamos te contar como meditar corretamente

E a resposta para essa pergunta é: não existe um jeito correto de meditar. 

Veridiana Julião, professora de meditação do Zen App, explica que a experiência da meditação é diferente para cada pessoa e em cada momento da vida. 

“A meditação é a ausência da percepção em si,  do seu ego, do que te preocupa ou do que você deseja. Acima de tudo, meditar é sobre a prática e não sobre o querer meditar”.

Em outras palavras, você pode meditar a qualquer hora do dia, em qualquer lugar e como se sentir confortável. No Momento Zen, série de meditações diárias do Zen App, Veri sempre orienta o usuário que encontre uma posição mais confortável para permanecer nos próximos minutos. 

Pode ser sentado. Pode ser deitado. Tanto faz… o importante é que haja conforto para que isso não se torne um ruído. 

Além disso, ela lembra que: 

Sua mente não vai parar durante a meditação

Então, se o pensamento “será que eu estou meditando certo?” ou qualquer outro surgir no meio da prática, não pare ou conclua que algo está errado. Não está! 

Nosso cérebro foi feito para pensar, só para ilustrar, acredita-se que no decorrer de um dia o ser humano seja capaz de emitir até 70 mil pensamentos. Não temos como controlar esse fluxo de modo instantâneo e já na primeira meditação.

Neste sentido, o que importa é como você vai agir com a chegada dos pensamentos. Deixe-os ir. 

“O que você precisa fazer é não se apegar aos pensamentos e deixá-los ir, como se fossem nuvens passando”. 

Sendo assim, se você fez uma pausa na sua rotina para focar no aqui e agora, já pode considerar que está meditando. Com o tempo, no entanto, a prática deve ficar mais simples e acontecer de maneira mais natural. 

Truques para meditar

Para quem está começando, o simples fato de passar mais de alguns segundos com os olhos fechados pode ser desafiador. Por isso, sempre damos a dica da meditação com vela (clique aqui para entender). Veri explica que também é interessante começar com tempos de permanência menores e ir aumentando gradativamente. 

Deste modo, tanto seu corpo quanto mente conseguem acostumar melhor. 

Se acaso você quiser começar, essa é uma sugestão de meditação.

No Zen App o catálogo conta com mais de 700 conteúdos com permanência a partir de 4 minutos. Baixe o app e aproveite-os ao máximo!

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!