Eu não sei você, mas eu amo acender incensos e sempre tenho alguns em casa. Tanto por conta do aroma quanto pela série de benefícios que as varetinhas têm. E ainda tem o fato de facilitarem muito a prática de meditação e yoga.
Mas, tenho que ser sincera: no começo foi difícil saber como escolher incensos.
Além da variedade de aromas, existem incensos de diferentes materiais e valores. O que me deixava totalmente confusa. Se acaso você está passando por esse momento, vou te contar tudo o que aprendi e como faço para escolher hoje em dia.
Existe um jeito certo de escolher incensos?
Na hora de comprar incensos, o ideal é verificar duas coisas: a qualidade e o aroma.
Vamos começar pelo material. Existe uma infinidade de opções disponíveis e, em alguns casos, a lista de substâncias usadas é um pouco assustadora. Acaba que os benefícios são menores que os malefícios que esses componentes químicos podem causar. Por isso, o ideal é evitar os incensos industrializados e buscar os naturais.
Na dúvida, verifique a lista de ingredientes. Se acaso benzeno e formol estiverem nela, é melhor evitar. Pois são tóxicos à saúde.
Os incensos naturais ou feitos de massala costumam ser um pouco mais caros, em comparação com os industriais. Mas, além de não conter essas substâncias, eles são bem mais aromáticos e a durabilidade é maior. Só para ilustrar, os industriais duram cerca de 15 minutos enquanto os artesanais, normalmente, passam de 1 hora. Ou seja, vale a pena investir.
Agora, vamos falar sobre o aroma
A parte mais difícil é entender a diferença entre os materiais e o motivo de alguns incensos serem mais caros. Agora que você já sabe, é só escolher quais aromas vai comprar. O que pode ser feito tanto pelo seu gosto pessoal quanto pensando nos benefícios da aromaterapia.
+ Chás que combatem a falta de sono: opções para sempre ter em casa
Em outras palavras, as sensações que cada cheirinho vai te trazer. Alguns que eu gosto bastante são:
- Alecrim: ótimo para limpeza energética e também melhora a concentração e traz clareza aos pensamentos
- Camomila: é bem calmamente, então uma boa opção para dias de insônia ou ansiedade
- Lavanda: além de ser calmante, promove amor próprio
- Baunilha: aumenta a autoconfiança, além de trazer mais tranquilidade e bem-estar.
E Palo Santo, o que é?
Já que estamos falando de incensos, vale falar sobre o palo santo. Em resumo, esse é um incenso natural que, tradicionalmente, é utilizado para limpeza e purificação de ambientes, A diferença é que ele é retirado diretamente da natureza – de uma árvore do mesmo nome.
Mas, calma, ninguém derruba a árvore pra fazer o palo santo. É necessário que a árvore morra naturalmente no meio ambiente e, em seguida, fique no mesmo lugar por algum tempo para produzir as propriedade aromáticas.
Por esse motivo, essa é uma opção com valor mais alto 🙂