Em alguns momentos os sintomas podem ser tão intensos, que você pode se questionar se realmente tem como curar a ansiedade, mas saiba que é sim possível.
A ansiedade tem se tornado um transtorno cada vez mais comum atualmente. A preocupação excessiva com o amanhã e os outros sintomas, quando constantes, podem afetar diretamente a qualidade de vida.
Se você sofre com ela ou conhece alguém que está em busca de como curar a ansiedade, continue lendo!
O que é ansiedade?
Todos nós já experienciamos a ansiedade, pois ela é uma reação natural do nosso organismo. Ela faz com que o nosso corpo se prepare para enfrentar um desafio, deixando o nosso corpo e mente em alerta.
Situações como entrevista de emprego, viagem e apresentações em público podem despertar a ansiedade na maioria de nós. Entretanto, quando ela passa a acontecer com frequência e em maior intensidade, pode indicar um possível transtorno de ansiedade.
O que diferencia a ansiedade “normal” da patológica é justamente a consequência que ela causa. A ansiedade, quando um transtorno crônico, pode impactar diretamente na vida da pessoa, fazendo com que ela não consiga trabalhar, socializar ou fazer simples atividades da rotina. Se há um sofrimento excessivo e prejuízo funcional, é preciso procurar por ajuda.
Por que estamos tão ansiosos?
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil tem uma das maiores taxas de ansiedade. Cerca de 9,3% de brasileiros sofrem de algum transtorno de ansiedade, porcentagem que ultrapassa a depressão, que atinge 5,8% da população.
A busca sobre como curar a ansiedade tem aumentado e é comum ouvir por aí que estamos vivendo em um tempo extremamente ansioso. Em partes isso é verdade, uma vez que a vida moderna está acelerada e para muitos, 24 horas não é suficiente.
Porém, atualmente também temos livre acesso à informação, e estamos mais cientes sobre a nossa saúde mental. O que faz com que tenhamos mais percepção sobre algum problema.
Como curar a ansiedade?
Quando um transtorno crônico, é possível tratar e fazer com que os sintomas da ansiedade aliviem. Para isso, é preciso que você procure por um médico para que ele possa diagnosticar se realmente se trata de um transtorno de ansiedade. A partir disso ele receitará o tratamento adequado e que funcione para você.
Além disso, algo que vai ajudar no sucesso do tratamento é a prática da meditação. Ela possui inúmeros benefícios para aqueles que estão em busca de uma melhor qualidade de vida e que querem reduzir os sintomas para conseguir ter uma vida mais tranquila e equilibrada.
A técnica de mindfulness, também conhecida como atenção plena, é excelente para as pessoas ansiosas. Essa técnica ensina a desenvolver a presença, que fará com que toda a preocupação excessiva possa diminuir.
No Zen, existe um programa completo de 8 semanas para desenvolver a presença no aqui e agora que se chama “Atenção Plena em 8 Semanas“. A cada semana você aprende técnicas e dicas de como manter os seus pensamentos no momento atual.
Atenção Plena [Começar Agora]
Talvez você se pergunte: mas como conseguir meditar se não consigo ficar quieta por muito tempo?
Existem diferentes formas e técnicas de meditação, você poderá escolher qual a forma que lhe deixa mais confortável. O importante mesmo é que você não desanime ou desista se não conseguir se concentrar por completo na primeira vez.
É um processo, você vai desenvolvendo um pouco a cada dia e da mesma forma, vai sentindo os benefícios da prática na sua vida. O primeiro passo você já deu, que é procurar como curar a ansiedade que tem atormentado os seus dias.
Agora, você já sabe quem procurar e as ferramentas que podem auxiliar no seu processo. Vá no seu ritmo e retome o equilíbrio e a paz da sua vida.
Aproveite para conhecer outros conteúdos do Zen, baixe grátis! Disponível para iPhone e Android.