Ansiedade e medo do parto: dá para controlar a através da meditação?

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Qual a imagem você tem de um parto?

Se acaso nunca assistiu ou viveu um, provavelmente, inclui uma mulher perdida em meio às dores das contrações. Parece dolorido. Demorado. Sofrido. Todos adjetivos que normalmente pipocam na cabeça de futuras mães e, consequentemente, geram medo e ansiedade. 

Antes de mais nada, é necessário entender: não é bem assim. 

Mas, a gente sabe que mesmo sabendo que a verdade é diferente do que filmes e novelas colocaram na nossa cabeça, as futuras mamães tendem a temer esse momento. Por isso, viemos contar uma forma de evitar essa preocupação: 

De tchau à ansiedade e medo do parto através da meditação

Como já pontuamos por aqui, existem inúmeras pesquisas que comprovam que entre os benefícios da meditação estão: 

  • Redução do estresse
  • Diminuição da ansiedade
  • Mais autoconhecimento
  • Mais autocontrole 

Também existem estudos que analisam os efeitos diretamente em gestantes e bebês. E mostram que a meditação ajuda na ansiedade e medo do parto. Mas, melhor do que trazer dados é contar uma história real. Neste sentido, a Heloá Miranda é um bom exemplo e é ela quem vai compartilhar como meditar a ajudou no trabalho de parto de suas duas filhas. 

“Eu passei a meditar durante a primeira gravidez. Foi uma forma que encontrei para segurar a ansiedade e manter a calma”, conta. “Eu meditava todos os dias. Às vezes até mais de uma vez por dia”. 

De acordo com o que conta, a meditação foi absolutamente importante em ambas as gestações. Porém de maneiras diferentes: na primeira o medo era do parto e na segunda de não conseguir lidar com dois bebês. Pois a filha mais velha tinha apenas um ano. 

“Com a meditação eu passei a ficar mais calma e consegui sair de crises de ansiedade com mais facilidade. Também me ajudou a relaxar para dormir, porque acabava acordando muitas vezes durante a madrugada”. 

Além de meditar durante a gestação, a Heloá escolheu uma das playlists de mantras do Zen App para ouvir durante o parto. E conta que até hoje as crianças amam ouvir os sons para dormir. Aliás, ela está esperando o terceiro bebê e mais uma vez o meditar é um parceiro neste momento tão importante. 

“Parece que neste momento as crises vêm mais fortes, né? Então eu ligo alguma meditação, e ali eu vou, cadenciando a respiração, e me deixando levar”.

Clique aqui para experimentar a meditação com o Zen App 🙂

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!