O amor próprio é fundamental para o bem-estar de uma pessoa, inclusive, ele é a base para a autoconfiança. Quando você se sente bem consigo mesmo, é capaz de viver de uma forma muito melhor, tanto internamente como com os outros. Vem entender o porquê é importante cultivar esse estado de espírito!
Por que cultivar o amor próprio?
Antes de entender, de fato, o que é amor próprio, eu confundia com ações egoístas ou narcisistas. Acreditava que era um estado de apreciação pessoal com o mesmo significado que o narcisismo — adoração pela própria imagem.
Depois de estudar e me aprofundar na prática do autoconhecimento, percebi que uma coisa não tinha nada a ver com a outra. O amor próprio é um estado espiritual, que cresce internamente, quando cuidamos da nossa própria saúde física e psicológica.
Por meio de atitudes que nos fortalecem e nos fazem amadurecer, conseguimos melhorar as relações interpessoais e lidar com os problemas do dia a dia. Além disso, passamos a olhar com cuidado para as nossas vontades e respeitando-as.
Confira quatro passos para cultivar o amor por você mesmo e, consequentemente, estimular o bom relacionamento com os outros e com o mundo:
1. Saiba dizer não
Dizer não é fundamental para viver melhorar. De que adianta aceitar fazer coisas das quais não está afim somente para agradar terceiros? A sua felicidade deve vir em primeiro lugar e isso não tem nada a ver com egoísmo.
Estabeleça seus limites e veja como é possível ter uma saúde física e mental muito melhor simplesmente com o fato de se respeitar.
2. Afaste-se de convivências tóxicas
Muitas vezes, convivemos com pessoas tóxicas e nem sabemos disso. Infelizmente, elas podem estar mais perto do que você imagina.
Sabe aquele alguém que só sabe reclamar, falar mal dos outros e diminuir a sua felicidade? Se tem uma relação assim, afaste-se imediatamente!
As pessoas tóxicas agem como sugadores de energia e dificultam o seu bem-estar emocional. Tente se proteger de convivências assim para encontrar o seu amor próprio.
3. Faça atividades prazerosas
O que você gosta de fazer, ou, melhor, o que te deixar verdadeiramente bem? Aposte nas atividades que estimulam os seus hormônios da felicidade, e elas podem ser qualquer coisa, como conversar com os amigos, praticar esportes, ouvir músicas relaxantes ou até mesmo meditar. Valorize o que te faz bem!
4. Perdoe seus erros
Nada de ficar se maltratando porque errou. Todo mundo comete erros e está tudo bem! O importante é aprender com eles e seguir em frente. Cultivar o amor intrapessoal é aceitar a sua humanidade e se perdoar.
Continue acompanhando o blog do Zen para mais assuntos assim e, lembre-se, cuide de você em primeiro lugar para depois cuidar do outro!