Tenho certeza que em alguns momentos de estresse ou ansiedade você disse ou já ouviu a seguinte frase:
“Se acalma, respira fundo!”
Apesar de parecer genérico, esse é um conselho certeiro e que faz todo o sentido. Já é cientificamente comprovado que respirar fundo ajuda a relaxar. Não só a mente como o corpo também, viu? De acordo com Cientistas da Universidade da Califórnia, isso acontece porque o mesmo complexo responsável por nos fazer inspirar e expirar é também responsável pela comunicação do cérebro com a região que gerencia nosso nível de alerta e estresse.
Em outras palavras, quando respiramos fundo a comunicação é que precisamos nos acalmar. E então nós nos acalmamos. Simples assim!
Um bom motivo para inserir pranayamas na rotina
Você não precisa respirar fundo só em momentos de estresse. Muito pelo contrário, apesar de vivermos com a respiração no automático – respirando só para viver – a ciência também já comprovou o quão benéfico é respirar profundamente com frequência.
Os pranayamas podem te ajudar nisso.
Mas, o que são pranayamas? Em resumo, são direcionamentos respiratórios bem comuns em práticas de yoga e meditações. Também são uma maneira simples de tirar a respiração do automático. Mesmo eu apenas por alguns minutos todos os dias. Existem pranayamas para, por exemplo:
- Resfriar o corpo ou esquentá-lo
- Reduzir os sintomas de ansiedade
- Despertar um corpo muito letárgico
- Controlar dores
Hoje vamos te ensinar uma respiração para se acalmar
A respiração alternada é bem simples e o efeito é incrível. Basicamente você irá direcionar a entrada e saída de ar, alternando as narinas durante a ação precisa alternar a entrada de ar em uma narina por vez.
Deu pra entender?
Você pode iniciar obstruindo a narina direita e exalando pela esquerda; inspirando novamente pela esquerda, você dá início à alternância trocando as narinas e realizando um ciclo de inspiração e exalação para cada narina.
A velocidade pode ser ditada por você e o tempo também. Normalmente é realizado um ciclo mínimo de 6 inspirações e exalações completas Mas o indicado é começar aos poucos e aumentar gradativamente.
Se quiser saber mais técnicas de respiração para se acalmar, é só baixar o Zen App. Além de respirações, no aplicativo você ainda encontra mantras, meditações e músicas para acalmar os seus pensamentos.