A palavra mindfulness está bastante na moda atualmente, e significa “atenção plena”. No começo, você pode até estranhar que uma técnica promova a concentração. Mas eu garanto que essa experiência pode ser muito enriquecedora.
Desde que eu comecei a praticar o mindfulness nunca mais fui o mesmo. Hoje tenho mais consciência das minhas emoções e do momento presente. Por isso, me sinto muito mais feliz. Confira neste artigo o que é mindfulness e como pode adotá-lo na sua vida!
O que é mindfulness na prática?
Para atingir total foco e concentração, a técnica de mindfulness propõe diversas ações e atitudes na rotina. Veja como é possível aplicar e entender melhor a prática:
- acordar consciente: muitas pessoas despertam e já acessam a internet do celular, por exemplo, sem perceber o que está em volta. O mindfulness recomenda acordar, focar na respiração e perceber o ambiente antes mesmo de se levantar;
- meditar: fazer isso por pelo menos um minuto todos os dias ajuda a limpar a mente, focar no presente e traz inúmeros benefícios para a saúde;
- analisar um objeto: observar algo concreto, incluindo as cores e a textura, é outro exercício que ajuda a trazer os pensamentos para o presente;
- usar a mão não dominante: escrever e segurar objetos com a mão que não costuma utilizar é uma forma de ficar mais alerta e se concentrar nos movimentos do corpo;
- alimentar-se com atenção: também chamado de “mindful eating”, esse comportamento consiste em comer sem pensar em outra ação, mastigando bem os alimentos e aproveitando a refeição.
Quais são os benefícios do mindfulness?
O mindfulness pode trazer inúmeros benefícios. O primeiro que eu percebi foi a desaceleração. Ao focar no momento presente, seja ele positivo ou negativo, me tornei menos ansioso.
Afinal, se a situação me agrada, posso desfrutar melhor dela. Porém, se vivo algo conflituoso, com a mente livre e focada, consigo pensar em soluções e agir de maneira mais consciente.
Além disso, pesquisas já apontaram que o mindfulness também pode melhorar o sistema imunológico, reduzir os riscos de desenvolver uma série de doenças, ajudar a ter um sono de qualidade e garantir maior bem-estar.
O mais interessante da técnica é que ela é simples de ser adotada. Basta alguns minutos diários para perceber como mindfulness traz benefícios para a saúde do corpo e da mente.
Minha dica para os iniciantes é começar aos poucos. Dedique pelo menos um minuto do seu dia para a meditação e ao acordar, fique 30 minutos longe do celular. Você vai ver como a prática te esforçará para observar mais o que acontece ao seu redor. Conforme for ganhando foco, você pode oferecer um pouco mais do seu tempo à prática.
Quer saber mais sobre como você desacelerar e viver melhor? Veja os outros conteúdos do blog do Zen App!